2021-04-30

Tágide: Heróis Portugueses XXIII

Fechamos Abril com mais um punhado de heróis, cada qual realizado numa técnica diferente. Desta vez as personagens homenageadas são:

Ranger (ilustrado por José Bandeira), criado pela dupla Jorge Magalhães (argumento) e Augusto Trigo (desenho), em 1984. Originalmente publicado sob o título "Kumalo - A Vingança do Elefante" na revista O Mosquito #1-6 (vol.5), concluída em 1985, a BD levou à consagração do desenhador com o Troféu O Mosquito para Desenhador Revelação de 1984, atribuído pelo Clube Português de BD. A obra foi posteriormente colorida e publicada em álbum pela Meribérica/Liber em 1988, passando o título a figurar os heróicos Ranger (guarda-florestal). O álbum foi exposto em 2016 na mostra consagrada à dupla de autores, na Bedeteca da Amadora.

Por altura do aniversário do nascimento do mestre Artur Correia (1932-2018), recordou-se o seu herói D. João (ilustrado por Susana Resende), protagonista da série As Aventuras de D.João e Cebolinha, estreada em 1956 na revista Cavaleiro Andante #220-234. Uma das mais icónicas criações do autor, a série foi reeditada em 1980 na revista Mundo de Aventuras e compilada em 1985 pela editora Futura na colecção Antologia da BD Portuguesa.


Por último,
celebramos Rui Brás, o detective da PIDE e herói d'O Baile, por Nuno Duarte (argumento) e Joana Afonso (desenho), criado em 2012. O álbum, publicado originalmente em tiragem limitada, recebeu duas reedições com material extra e foi premiado com várias distinções nacionais. Mais recentemente, a obra foi também editada em inglês e polaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário