2019-05-22

Cadavres para Iniciantes #1

Integrado no 1º curso Iniciação à Arte Sequencial, no Montijo, o fanzine Cadavres para Iniciantes #1 é o resultado de um desafio colocado aos formandos, com vista à aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas e ao desenvolvimento de sinergias criativas entre o grupo, que realizou colectivamente uma banda desenhada em sistema cadavre exquis*.
Esta edição marca a estreia editorial na produção de uma BD
para muitos destes alunos. O trabalho foi proposto de modo a cada artista assinar apenas meia página, dando continuação ou reinterpretando a prestação precedente, realizada por outro colegas. 

Cadáveres para Iniciantes #1 reúne vinhetas por António Coelho, António Pires, Bernardo Aldeias, Capitolina Rabanete, Filipe Duarte, Maria João Claré, Mário André, Patrícia Costa, Rui Serra e Moura, Shania Santos, Tiago Martins e pela formadora Susana Resende, a quem coube concluir o exercício narrativo, sendo editado pelo Curso de BD no Montijo em fanzine de formato A5, numa tiragem de 50 cópias sem propósito comercial.
A edição foi apresentada no encontro #414 da
Tertúlia BD de Lisboa no dia 4/12/18, na Casa do Alentejo (Lisboa), com a presença dos autores.

Cadavres para Iniciantes #1
(Curso de BD do Montijo)
Editor: Eduardo Martins | Direcção: Susana Resende
Autores: AA.VV. | Fanzine A5| 16p | Impressão P/B
1ª Edição: Novembro 2018 | 2ª Edição: Maio de 2019
Tiragem global: 75 exemplares | Edição Não-comercial

*cadavre exquis, aliás cadáver excelente é um sistema de criação colectiva encadeada, adoptada originalmente por artistas surrealistas no final do séc.XIX, com vista a provocar associações livres e ideias descontextualizadas do que seria esperado, na qual cada novo interveniente desenvolve sob a participação imediatamente anterior, usando-a como premissa para a sua própria improvisação criativa, a qual pode complementar ou descartar o rumo da anterior. Em banda desenhada, este método tem sido frequentemente adoptado em iniciativas por autores portugueses, como a rubrica As Fantásticas Aventuras de Godofredo Leite Fresco, na BD curta Piripipi de Malagueta, no web-comic Cadáver Exquisito!, e na série de pranchas auto-conclusivas Comics Jam.

Sem comentários:

Enviar um comentário