2019-05-23

Prémios em 2018/2019


Os últimos seis meses, entre final de 2018 e primeiro semestre de 2019 foram de grande celebração entre os ex-formandos dos cursos Iniciação à Arte Sequencial, com vários autores a assumir o desafio de participar em concursos nacionais (e internacionais) de banda desenhada – e com excelentes resultados!
Para começar, a autora Patrícia Costa – com a sua 2ª BD de sempre(!), intitulada “Uma Viagem” – sagrou-se como vencedora do prémio único na competitiva categoria A+ do Concurso de BD dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, promovidos pelo 29º Amadora BD. Também foram seleccionados como finalistas neste festival os trabalhos de António Coelho (“Até onde os pés me levarem") e Mário André (“Auschwitz”), também na categoria A+, e Shania Santos (“Raízes”), na categoria A.
Seguiram-se candidaturas de prancha auto-conclusiva para o concurso Av. Marginal, promovido pela Associação Tentáculo. Posteriormente, já em 2019, o popular Concurso de BD do 13º BDteca – Salão de Banda Desenhada de Odemira atribuiu o 3º lugar a Patrícia Costa, com “Asas”, de novo expondo no evento as apostas de António Coelho (“Simulação”) e de Mário André (“Tarrafal”).
Este último autor, voltou a demonstrar o seu dinamismo participando ainda em concursos internacionais em Espanha e Itália, com as curtas "Sopa da Pedra" e "A Bicicleta", adaptando um poema de Alexandre O'Neil.

Atestando ao talento destes autores e também à qualidade dos cursos de BD no Montijo, orientados pela autora Susana Resende, estes pequenos triunfos vieram impulsionar este novo grupo de criadores de BD (que viria a chamar-se Tágide) para a ribalta da comunidade. E esperamos que mais sucessos se sigam!


Sem comentários:

Enviar um comentário