2022-11-09

BD Montijo: Antologia I – António Coelho

O curso BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, de Susana Resende, realizado a convite da Câmara Municipal de Montijo, começou com dois cursos em 2018 e concluiu no final de 2019, com atelier criativo estendido em 2020. A iniciativa acolheu 45 alunos, dos quais 35 concluíram a formação e 20 realizaram o projecto final, em que criaram uma BD curta – muitos, pela primeira vez! Esses trabalhos foram compilados em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial - Antologia I (CMM) e expostos na galeria da Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fevereiro de 2022.
Embora a câmara tenha oferecido 200 cópias aos visitantes, os fãs afastados da margem sul não tiveram chance de conhecer estas origens dos novos talentos, que motivou a criação do colectivo Tágide. Assim, durante o próximo mês, o TágideBD vai partilhar as BDs e fazer breves destaques sobre os respectivos autores.


Começamos, por ordem alfabética, por António Coelho,
com a BD “A Criatura”, onde a frente ribeirinha do Montijo serve de palco para o confronto entre o herói e um ser aquático.


Reflexão
Este curso [1º BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial] foi uma experiência fantástica. Conheci pessoas talentosas e com vontade de aprender, assim como formadores com muito para ensinar.

Esta iniciativa veio ao encontro daquilo que precisava – orientação –, porque uma coisa é ter uma ideia, e outra é conseguir colocá-la no papel. De todo o trabalho que realizei até aqui, este é o ponto em que fiquei com outra perspectiva face a todo o processo criativo, assim como fiquei a conhecer outras técnicas de trabalho. Muito obrigado à Susana, Daniel e Eduardo.”

António

Biografia

Natural do Cartaxo e residente no Montijo, é professor de Ensino Básico e cartoonista freelance. As suas referências orbitam entre a banda desenhada europeia, o manga e webcomics, mas foi no cartoon que desenvolveu o seu grafismo, tendo participado em concursos, tais como o promovido pelo evento BDteca: Salão de BD de Odemira e outros, internacionais, chegando a vencer o 1º prémio de Cartoon '2013, no escalão C+, do 24º Prémios Nacionais de BD, promovido pelo festival Amadora BD.
No 1º curso
Iniciação à Arte Sequencial refrescou conhecimentos na narrativa sequencial e, como tal, participou no Concurso de Banda Desenhada dos PNBD'2018, tendo sido seleccionado e exposto no evento com a BD “Até onde os Pés me levarem.”

Desde então, estreou-se editorialmente no fanzine
Cadavres para Iniciantes #1 (CMM) e foi convidado da 414ª Tertúlia BD de Lisboa, depois co-fundando o colectivo informal Tágide, tendo de seguida inaugurado o fanzine Outras Bandas #0 (Tágide), com o qual integrou o programa do 16º Festival Internacional BD de Beja. Foi pela primeira vez presença no 30º festival Amadora BD em 2019, como autor, lançando Outras Bandas #1 (Tágide) e onde obteve Menção Honrosa no Concurso de BD, com a BD "Le Pinou." Colabora de seguida no Tertúlia BDzine #187, com o tributo “Além Lino.” Outras Bandas e “Além Lino” são nomeados, em 2020, para Melhor Publicação Independente e Melhor Obra Curta no XVII Troféus Central Comics (obtendo, respectivamente, o 3º e 4º lugar).
Em 2020, realiza Oficina de BD no centro Sinfonias & Eventos e lança a série Century One
, em Webtoons, e colabora nos fanzines Outras Bandas #2 e 3. Teve ainda um destaque autoral na rubrica Expressões da revista municipal Montijo Hoje #37. Em 2021 participa na iniciativa Tágide: Heróis Portugueses e Outras Bandas #5 e 6. E em 2022, em Tágide: Heróis Portugueses II e fanzines Outras Bandas #7 e 8. Actualmente, prepara o seu primeiro livro infanto-juvenil.

Sem comentários:

Enviar um comentário