2022-11-10

BD Montijo: Antologia I – Filipa Lopes

O curso BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, de Susana Resende, para a Câmara Municipal de Montijo, começou com dois cursos em 2018 e outro entre 2019-2020. A iniciativa acolheu 45 alunos, dos quais 35 concluíram a formação e 20 realizaram o projecto final, criando uma BD curta – muitos, pela primeira vez! Os trabalhos foram compilados em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial - Antologia I (CMM) e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fevereiro de 2022.
Dado o volume ser limitado a 200 exemplares, muitos fãs, em particular afastados da cidade, não tiveram chance de conhecer as origens destes novos talentos, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide. Por isso, o TágideBD vai partilhar as BDs.


Continuando por ordem alfabética, eis a estreante Filipa Lopes
, com a história “Frequência”, em que um grupo de amigos faz uma descoberta fantasmagórica no rio Tejo.


Biografia

Nascida e residente no Montijo, Filipa Lopes juntou as aptições gráficas à formação feita no 3º Iniciação à Arte Sequencial, entre 2019-2020, tendo depois, entre final de 2020 e 2021, realizado um ano de estudos linguísticos coreanos avançados, em Seoul, na Coreia.
Embora ilustre fan-arts e seja criadora de conteúdos no canal Purflefox no YouTube, a sua experiência em banda desenhada é limitada à edição em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequêncial – Antologia I (CMM) e à sua associação ao colectivo Tágide, que iniciou em 2019, que a desafiou a colaborar nos projectos Tágide: Heróis Portugueses I (2021) e II (2022), respectivamente publicados nos fanzines Outras Bandas #5 e #7 (Tágide). Actualmente, a Filipa persegue interesses nas áreas de Design e de Animação.

Sem comentários:

Enviar um comentário