2022-05-25

Outras Bandas #7 – Heróis Portugueses II [Tágide]

Após ter realizado entre 2020-2021 a iniciativa inédita Heróis Portugueses, em que os autores do colectivo Tágide ilustraram tributos aos 100 principais personagens da banda desenhada portuguesa, compilada no fanzine Outras Bandas #5 (Setembro de 2021), o grupo retomou o mesmo desafio no 1º semestre, com uma 2a ronda do projecto, desta vez celebrando outras 50 das mais famosas personagens da BD nacional, que agora são reunidos neste Outras Bandas #7 - Heróis Portugueses II.

Com personagens bem conhecidas do público, entre figuras clássicas e criações contemporâneas, houve ainda espaço para recordar heróis desaparecidos, assim se procurando cultivar uma memória viva da BD portuguesa e prestar justa homenagem aos autores que desde o século passado ajudaram a trazer o sector até aos mais auspiciosos dias de hoje. Definitivamente, com 150 heróis de quadrinhos destacados, já não se pode argumentar que a banda desenhada portuguesa não é feita de heróis, ou de que estes não têm carisma suficiente para se implementar no mercado!


 

Tal como antes, os critérios de selecção passaram por escolher personagens clássicos, modernos e contemporâneos, e privilegiar o destaque a heróis de apresentação icónica e não tanto protagonistas de novelas gráficas; razão pela qual ficaram de fora menções a certas obras fundamentais da BD nacional. Tanto quanto possível, procurou-se ainda seleccionar heróis que tenham constituído uma colecção ou sido publicados/reeditados em vários títulos, assim se legitimando a sua popularidade.

O projecto contou com contributos pela quase totalidade de membros do colectivo informal: António Coelho, Daniel Maia, Filipa Lopes, Henrique Gandum, João Raz, Jorge
RoD! Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa, Rafael Marquês, Rui Serra e Moura, Sérgio Santos, Susana Resende, Shania Santos e Yves Darbos.

Outras Bandas #7 – Heróis Portugueses II
é uma edição independente, respeitadora do Direito de Autor dos criadores aqui representados, que são inteiramente creditados. O título é lançado no 17º FIBDB, no Domingo, dia 29/5, estando disponível no Mercado do Livro.


Outras Bandas #7: Heróis Portugueses II
(Tágide)
Autores: António Coelho, Daniel Maia, Filipa Lopes, Henrique Gandum
João Raz, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André,
Nuno Dias, Patrícia Costa, Rafael Marquês, Rui Serra e Moura,
Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende e Yves Darbos
Ilustração de Capa: Patrícia Costa (arte) e Daniel Maia (grafismo)
Edição/Produção: Daniel Maia e Susana Resende
Fanzine de Ilustração | 32p | Impressão Preto/Branco
1ª Edição: Maio de 2022 | 100 ex. | PVP. 3,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário