2021-09-02

Outras Bandas #5 – Heróis Portugueses [Tágide]

O colectivo informal Tágide faz uma fuga à regra na publicação do Outras Bandas, ocupando inteiramente este número com a compilação de Heróis Portugueses, a iniciativa que o grupo realizou durante o último ano e que visa celebrar as principais personagens da Banda Desenhada portuguesa e seus respectivos autores.

 
Zé Povinho, Quim e Manecas, Eternus9, Porto Bomvento, Salta-Pocinhas, Jim del Mónaco, O Corvo, Loverboy, A Pior Banda do Mundo e Dog Mendonça têm em comum ser alguns dos mais reconheciveis heróis da banda desenhada portuguesa. Mas o manancial criativo não se esgota nestas personagens, apesar da infeliz noção de que a BD nacional não é feita de heróis, mas de obras com protagonistas circunscritos à narrativa – o que não é verdade. Embora o mercado português seja limitado para o crescimento de grandes colecções, existem dezenas de criações originais e figuras lendárias adaptadas à BD, que desde há já um século vêm a caracterizar a nossa 9ª Arte
Foi para celebrar essas personagens e resgatar do esquecimento muitas outras, no processo homenageando os escritores e desenhadores, que o colectivo Tágide se desafiou a ilustrar 100 dos principais heróis da banda desenhada lusitana!

 
Os critérios passaram por seleccionar personagens clássicos, modernos e contemporâneos, e privilegiar o destaque a heróis de apresentação icónica e não tanto a protagonistas de novelas gráficas (razão pela qual ficaram de fora obras fundamentais como A Arte Suprema, Beterraba – A Vida numa Colher, Obrigada Patrão ou Tu és a Mulher da minha Vida, Ela a Mulher dos meus Sonhos, entre outras), e, tanto quanto possível, que figurem em várias edições, constituindo uma colecção ou sendo publicadas em vários títulos, reforçando assim a sua popularidade. Em certos casos, a escolha pelos autores foi também um factor. Os restantes – mas não menos importantes – 50 personagens àquem desta selecção, serão futuramente destacados numa 2a parte desta iniciativa.

O projecto contou com contributos pela quase totalidade dos membros do colectivo informal: António Coelho, Daniel Maia, Eduardo Martins, Filipa Lopes, João Raz, José Bandeira, Jorge RoD! Rodrigues, Maria João Claré, Mário André, Nuno Dias, Pedro Cruz, Patrícia Costa, Rafael Marquês, Sérgio Santos, Susana Resende, Shania Santos, Yves Darbos, e ainda o convidado especial, João Faial.
Outras Bandas #5 – Heróis Portugueses é uma edição independente sem fins lucrativos, respeitadora do Direito de Autor dos criadores aqui representados, e limitada a 40 exemplares, dos quais 30 cópias são reservadas ao grupo e 10 cópias são ofertas para bedetecas nacionais e internacionais, organizadores de festivais e críticos. O fanzine será disponibilizado online em formato e-book ou impresso a preço de custo para coleccionadores interessados.

 


Outras Bandas #5: Heróis Portugueses
(Tágide)
Autores: António Coelho, Daniel Maia, Eduardo Martins, Filipa Lopes,
João Faial, João Raz, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré
Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Rafael Marquês,
Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende E Yves Darbos
Ilustração de Capa: Daniel Maia (des.) e Susana Resende (cor)
Edição/Produção: Daniel Maia e Susana Resende
Fanzine de Ilustração | 40p | Impressão Preto/Branco
1ª Edição: Agosto 2021 | 40 ex. | S/ venda ao público

Sem comentários:

Enviar um comentário