2021-09-01

Tágide: Heróis XXVII

Encerrando esta epopeia criativa, o colectivo Tágide apresenta hoje as últimas três personagens de BD a que faz tributo na iniciativa Heróis Portugueses, encerrando assim este projecto inédito, que durante os últimos doze meses contou com a intervenção gráfica de dezoito dos artistas associados ao grupo.

O antepenúltimo herói é o pistoleiro Travis (ilustrado por Daniel Maia), de Jorge Magalhães (arg.), com Vítor Péon e Augusto Trigo (des.). O herói estreou-se com o nome Travers num conto ilustrado na revista Mundo de Aventuras Especial #1, em 1975, intitulado "Viagem Perigosa," com ilustração de Péon. O conto foi revisto para o #353 da mesma revista, com o título "Sendas Apaches", então com desenho de Augusto Trigo, sendo este o artista que adaptou a personagem à BD na história "A Sombra do Gavião", para a revista Mundo de Aventuras #369, em 1980.
A penúltima menção vai para
D. Paio e o Principezinho (ilustrados por Pedro Cruz), criado por Magalhães dos Santos (arg. do vol.1) e Carlos Grifo (arg. do vol.2), e Luís Correia (des.), em meados dos anos 60. Estes heróis chegam-nos pelos álbuns As Aventuras de D. Paio e o Principezinho e O Rapto do Embaixador, pela Hexágono Publicações.

E o último herói – mas definitivamente não menos importante, não fosse este uma das mais reconhecíveis personagens da BD portuguesa da actualidade – é o famoso O Corvo (ilustrado por Susana Resende), de Luís Louro, estreado em 1994 pela Asa Edições. O herói lisboeta re-emerge em 2003 com O Corvo: O Regresso e, em 2007, com O Corvo: Laços de Família, com argumento de Nuno Markl. E em 2020, o Corvo voa para a nova editora Ala dos Livros, que publica O Corvo: Inconsciência Tranquila, novamente com Luís Louro a solo, e O Corvo: Inimigos Íntimos, em 2021.
O herói surge também no álbum antológico
Sete Histórias em Busca de uma Alternativa, coordenado e escrito por Álvaro Áspera e Marta Portela, publicado em 2010 pelo GRAL, onde foi desenhado por Pedro Serpa.

Assim, concluímos a iniciativa
Heróis Portugueses e agradecemos o apoio de todos os fãs de BD que nos incitaram à façanha!
Se os seus heróis lusitanos favoritos não constam desta lista, agradecemos as vossas sugestões via email, comentário de blog ou redes sociais, e serão anotados para uma
2ª ronda em 2022!

Sem comentários:

Enviar um comentário