2022-05-27

Tágide: Heróis Portugueses II – 12

A iniciativa Heróis Portugueses 2 encerra nesta publicação, com as últimas homenagens desenhadas às principais personagens da BD portuguesa e respectivos criadores. O projecto foi recentemente compilado no fanzine Outras Bandas #7, mas para conhecer os heróis nestes tributos, visite os anteriores destaques: Consulte aqui os anteriores destaques: #1, #2, #3, #4, #5, #6, #7, #8, #9, #10 e #11.

Começamos com Careto, figura mitológica do folclore português, central à tradicional Festa dos Rapazes, que foi adaptado à banda desenhada por Ricardo Cabral, em 2005, na revista Blazt #1. Posteriormente, a entidade surge no díptico Natal dos Caretos, de António Pinelo Tiza (arg.) e José da Fonte (des.), pela Lema d’Origem, e em 2015, e em Os Reis dos Caretos, com João Paulo Rocha (des.), em 2020.
As figuras dos Caretos surgem também no álbum
Lugar Maldito, de André Oliveira e João Sequeira, pela Polvo, em 2017.


Zama
(ilustrado por Daniel Maia) foi criado por Roussado Pinto (argumento) e Vitor Péon (desenho), em 1950, na revista Mundo de Aventuras. Um assumido pastiche de Tarzan, como muitos que surgiam por edições estrangeiras na altura, Zama regressou à revista nos anos seguintes, com duas outras histórias serializadas, “O Mistério dos Leopardos” (1952) e “O Filho de Zama” (1954), onde a aventura na selva se mistura com ficção-científica.


Marcos Audaz (ilustrado por Mário André), originalmente chamado de Frank Savage, foi criado por Vitor Péon, em 1953, na revista Mundo de Aventuras #211-230, com a história “Uma Aventura no Oriente.” A BD mais tarde foi colorida e reeditada nos números 359-377, com o título “O Buda de Marfim,” sendo esta versão compilada em álbum, em 1993, pela Edições Asa.

Titã (ilustrado por João Raz) é provavelmente o primeiro super-herói português, tendo sido criado 15 anos antes do Capitão Portugal, e 20 antes da primeira super-heroína, Copra. Concebido nos anos 50 para a revista epónima Titã, foi escrito por Roussado Pinto e desenhado por Vitor Péon, o herói teve destaque no #1 do título, onde se iniciou a aventura “Circos em Luta,” que culmina no #6. Além de ser frequentemente figurado em catálogos e monografias sobre BD portuguesa, a personagem circense regressa em 2017, no Boletim do Clube Português de Banda Desenhada #143, que homenageia e reproduz conteúdos do Titã.


Judas
(ilustrado por António Coelho) é o herói de Ermal, criado em 2017 por Miguel Santos. A série, com 4 volumes anuais publicados até 2020, narra uma história alternativa distópica em que a Guerra Fria terminou com a devastação do hemisfério norte e nunca se deu a Revolução de 25 de Abril, levando os refugiados Portugueses a fugir para as colónias do Ultramar. A colecção será em breve compilada em volume integral.


Teresa Afonso, a Zorra
(ilustrada por António Coelho) é a heroína histórica, mãe de D. Afonso Henriques, adaptada à banda desenhada por Vitor Péon, nas páginas do Jornal da BD #153-160, em 1985. As BD “Teresa Afonso, a Zorra: Guerreira e Governanta” foi reeditada no álbum Gesta Heróica vol.2, em 1996.


Sem comentários:

Enviar um comentário