2022-03-28

Tágide: Heróis Portugueses II – 5

A iniciativa Heróis Portugueses 2 partilha hoje 4 novos tributos às personagens da BD lusitana…

 

A primeira personagem é Godofredo Leite-Fresco. Um caso único na banda desenhada portuguesa, este mirabolante inventor foi protagonista da rubrica “As Fantasticas Aventuras de Godofredo Leite-Fresco,” coordenada por Júlio Isidro no programa “Arroz Doce”, na RTP, em 1985, onde diversos autores portugueses eram desafiados a criar uma prancha em sistema cadavre exquis ao vivo no programa, a qual era depois reproduzida no jornal Pau de Canela. Participaram nesta BD colectiva Jorge Colombo, Fernando Relvas, Carlos Zíngaro, Pedro Massano, DuArt, Pedro Morais, entre outros.

Random (ilustrado por Daniel Maia) foi criado por Miguel Peres (argumento) e pelos artistas brasileiros Marcus Aquino (desenho) e Fabi Marques (cor), em 2002. O projecto nasceu da campanha de financiamento público na plataforma PPL, em 2018, com edição através da editora Bicho Carpinteiro, e narra a cruzada de um homem comum, farto dos abusos da sociedade, que coloca uma máscara para executar a sua justiça. O álbum conta com uma BD curta, por Miguel Montenegro.

O herói
Sentinel (ilustrado por Patrícia Costa) foi criado por Luís Louro, no álbum Watchers, de 2018. A personagem regressa em 2019, novamente publicado pela Asa Edições, que neste projecto realizou um jogo narrativo inédito, tendo a primeira BD duas edições, cada qual com um desfecho diferente, e a segunda BD dois inícios alternativos, que concluem no mesmo final. Sentinel, um utilizador da plataforma online People Watching, dá por si numa aventura alucinante após se envolver numa onda de crimes e agitação social.

O
Cavaleiro Guilhão (ilustrado por Nuno Dias) foi criado por Ricardo Ferrand e serializado no newsletter Phylactére, editado pela livraria Dr.Kartoon, de Coimbra, a partir do #3 (Abril de 1999) e estendendo-se até 2003. A série “A Lenda do Cavaleiro Guilhão,” caracterizada pelo sentido de humor do autor e em contexto medieval, era apresentada em 2 páginas (na maioria das edições) a preto/branco, mensais.


Consulte aqui os anteriores destaques: #1, #2, #3 e #4.

Sem comentários:

Enviar um comentário