2022-03-08

Tágide: Heróis Portugueses II – 2

O projecto Heróis Portugueses 2 continua a ganhar engrenagem, e hoje partilhamos 3 novos tributos a personagens da banda desenhada nacional...

Em primeiro, criado por Ricardo Ferrand, temos
Henry Whitelove (ilustrado por Mário André), o protagonista do díptico O Homem que não parava de Urinar e A Criança que tinha 100 Anos, publicados pela Witloof em 2001 e 2002, respectivamente. Nestas desventuras, o humor non-sense está em alta quando o canalizador Henry se apercebe de que não consegue parar de urinar. Henry não é tanto o herói destas BDs, quanto é o seu foco, mas as suas peripécias fazem dele uma das mais icónicas figuras da BD cómica nacional.


 

Destacamos também João Davus (ilustrado por José Bandeira), uma das raras personagens desportivas da banda desenhada portuguesa, criado por Roussado Pinto (vulgo Edgar Cayhill; argumento) e Vitor Péon (desenho). João Davus – Campeão de Futebol conta a história de um marinheiro lusitano que brilha da Taça de Inglaterra, entre intrigas que adquirem nuances de mistério e crime. A BD, de 35 páginas, foi publicada na revista Mundo de Aventuras #226-259, entre 1953 e 1954, e após o 25 de Abril, reeditada integralmente na Vitor Péon Magazine #2, em 1975.

 

E celebramos ainda Kong (ilustrado por Yves Darbos), criado por Osvaldo Medina, na sua primeira obra a solo. Surgido em Kong, the King (Kingpin Books, 2015), este álbum de humor silencioso, levemente inspirado no filme clássico King Kong, apresenta um indígena ingénuo e poderoso, que é confrontado com os perigos de uma metrópole cosmopolita.

Consulte aqui o anterior destaque.

Sem comentários:

Enviar um comentário