2022-03-03

Tágide: Heróis Portugueses II

Na sequência do projecto realizado entre 2020 e 2021, com compilação no fanzine Outras Bandas #5, o colectivo Tágide inicia esta semana Heróis Portugueses II!
Esta nova ronda da iniciativa prossegue o tributo aos principais heróis da banda desenhada portuguesa e seus respectivos autores, e pretende enaltecer as excelentes criações que compõem o panteão da Nona arte portuguesa. As menções são concretizadas através de interpretações dos heróis pelos artistas do grupo Tágide, que são acompanhadas por breves notas bibliográficas, visando comemorar os maiores talentos de sempre da BD portuguesa e informar os novos leitores sobre os mais importantes heróis das nossas páginas de quadradinhos, surgidos no século passado e contemporâneos.

 

Desta vez, o Tágide celebra mais 50 heróis da nossa BD, que assim complementam a centena destacada anteriormente. E, como antes, os desenhos são partilhados nas redes sociais e compilados oportunamente neste blogue.
Tal como na primeira iniciativa, a selecção de heróis segue um critério prático: destacam-se personagens originais e icónicas do mercado nacional, independentemente de terem sido publicadas em volumes, revistas ou fanzines, importando acima de tudo que as aparições sejam numerosas e autênticas. Por este motivo, protagonistas de álbuns mas que não se destaquem além da narrativa daquela obra, não são consideradas (i.e.
A Arte Suprema, Beterraba: A Vida numa Colher, Cidade Suspensa, Fórmula da Felicidade, Obrigada Patrão, Os Regressos, Tu és a Mulher da minha Vida, ela é a Mulher dos meus Sonhos etc). Talvez um dia se possa dedicar uma iniciativa a essas criações.

Os primeiros desenhos serão partilhados em breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário