2022-04-26

Tágide: Heróis Portugueses II – 10

Os Heróis Portugueses aproximam-se da recta final, com mais de 40 personagens original celebrados na iniciativa!...

Hoje partilhamos o célebre escritor e poeta Fernando Pessoa (ilustrado por José Bandeira), que foi celebrado com diversas adaptações à banda desenhada. A figura da cultura portuguesa surge, pela primeira vez, numa BD de Jorge Mateus, na revista Selecções BD #3, em 1988, no centenário da sua morte. E em 1991, no #40 da mesma revista, José Abrantes repete o tributo.
Em 2002, no álbum
Heróis da Literatura Portuguesa, a dupla Pedro Pestana Soares (arg.) e João Chambel (des.), assinam uma BD onde Pessoa encontra o mago Alesteir Crowley na Quinta da Regaleira. Em 2003, o fanzine A Peste #3 inclui “Flagrante Delirio”, onde Pessoa ser de inspiração e de protagonista nesta BD de Lúcio Ferro (arg.) e Filipe Frade (des.). E em 2008, o BDjornal publica “A Anunciação”, com argumento de André Oliveira e arte de Nuno Frias, Ricardo Reis, Miguel Gabriel, João Vasco Leal e Cristiano Baptista, que fora estreada em exposição um ano antes. Também em 2008, celebrando os 120 anos do falecimento do poeta, Miguel Moreira inicia o webcomic “As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal,” com cores de Catarina Verdier, o qual é compilado em álbum em 2015, pela editora Parceria A.M.Pereira. Ainda em 2008, a autora Ana Filomena Pacheco edita na revista Cais #131 a BD “O Banqueiro Anarquista,” onde Pessoa é igualmente escritor e personagem.

Em 2015, André Morgado escreve e publica
A Vida Oculta de Fernando Pessoa, com arte do brasileiro Alexandre Leoni, que já foi reeditado e onde se reimagina Pessoa como um caçador do oculto. No mesmo ano, a antologia K! #20, da Letónia, com o subtítulo O Desassossego, incluiu BDs dos autores portugueses Amanda Baeza, André Lemos, André Pereira, Bruno Borges, Cátia Serrão, Daniel Lima, Daniel Lopes, Filipe Abranches, Francisco Sousa Lobo, Joana Estrela, João Fazenda, Marta Monteiro, Milena Baeza, Paulo Monteiro, Pedro Burgos, Rafael Gouveia, Tiago Casanova e Tiago Manuel.
Por último, em 2017, em
O Infante Portugal em Universos Reunidos, José de Matos-Cruz adapta o escritor na personagem Álvaro Pessoa, com desenhos de Daniel Maia. A mesma personagem-pastiche é recuperada por José Bandeira em Aurora Boreal em Reflexos Partilhados, por editar em 2022.


 

Os aventureiros Meia-Noite e Três (ilustrado por Rafael Marquês), criados por Nuno Duarte (arg.) e Ana Freitas (arte) são o trio de protagonistas desafiados para uma epopeia pelo Prof. Meia-Noite, nesta BD serializada no suplemento juvenil semanal Kulto #19 a 56, publicado com o jornal O Público, entre 2005 e 2006. Trata-se da primeira obra de influência manga editada no país. A aventura ficou por concluir devido ao cancelamento da revista.

 

O gato Hórus (ilustrado por Maria João Claré) foi criado por José Abrantes, numa série de tiras humorísticas em jornal. Após a descontinuação da edição, as tiras foram compiladas em dois álbuns da editora Baleia Azul, respectivamente em 1997 e 2001. Mais tarde, Hórus regressou no Cadernos de Moura BD, em 2007, em edição dedicada ao autor.

O aventureiro Doc Challenger (ilustrado por Jorge Rodrigues) foi criado por Pedro Potier em 1994, na revista Art Nove #1 e 2. O herói foi recuperado em 1995, numa breve aventura publicada no fanzine Fantasia Estúdio: Portfólio. Uma nova aventura está na forja, para breve.

O intrépido repórter Luís Vilar (ilustrado por Nuno Dias) foi criado por Jobat, vulgo João Baptista, em 1958, surgido nas páginas do Mundo de Aventuras #452 a 461, com a BD “Um Caso de Contrabando.” Em jeito de reedição, as aventuras do herói foram re-masterizadas e publicadas no jornal O Louletano, em 2012.


O aprendiz de mago Eyren Caeli (ilustrado por Shania Santos) foi criado por Patrícia Costa em 2021, na série Crónicas de Enerelis, auto-editada pela própria. A obra foi a 5ª produção original portuguesa influenciada nos manga e a 2a edição desse género no país a ser garantida através de crowdfunding. Em Enerelis, um mundo paralelo à Terra, a magia permeia o quotidiano e Eyren procura formar-se como maegian para salvar o seu melhor amigo.
Eyren surge também em diversas edições especiais, tais como 2 fanzines de antevisão do Vol.2 e Vol.3, mais a ed. especial
Enerelis Expandido e o catálogo de exposição Enerelis: A Criação de um Novo Mundo. O Volume 4 está previsto para edição em 2023.


Consulte aqui os anteriores destaques: #1, #2, #3, #4, #5, #6, #7, #8 e #9.

Sem comentários:

Enviar um comentário