2022-04-10

Tágide: Heróis Portugueses II – 7

Os Heróis Portugueses 2 trazem mais 4 tributos a personagens da nossa BD, chegando a meio da iniciativa…

Começamos pelo
O Encomendador (ilustrado por Nuno Dias), criado pelo grupo Aparte – Ana Freitas, Eliseu Gouveia, Nuno Duarte, Pedro Mota, Pedro Potier e Rui Filipe – e figura principal d’“O Crepúsculo dos Deuses” foi editada na revista Selecções BD (série II), entre 1999 e 2001, ao longo de BDs nos #12, 18, 23 e 29. Este universo fantástico, onde o Encomendador é uma espécie de juíz+executor regional, foi expandido através de 2 histórias mitológicas, de interlúdio à narrativa principal, a qual ficou por concluir devido ao cancelamento do título.

 

O pato Wladimyr (ilustrado por Yves Darbos) foi criado por Carlos Roque e Monique, em 1969, na revista Spirou, onde foi publicado em pranchas humorísticas, até 1983. PEste trabalho foi distinguido com Prix Saint-Michel, em 1976. O herói foi por fim publicado em Portugal entre 1998 e 2001, em mais de vinte números da revista Selecções BD (série II).

A feiticeira Samira (ilustrado por Selma Pimentel) foi criada por Selma Pimentel, em 2009. Previsto para publicação em duas partes, a série foi estreada no fanzine All-Girlz Banzai! e continuada no BDjornal #27, em 2011, também dividida em metades, que ficou por concluir devido ao cancelamento do título.

A pequena
Angélica, “o pequeno tornado” (ilustrada por Maria João Claré) foi criada por Carlos Roque e Monique, nos anos 60, na revista Spirou, e publicada em Portugal no suplemento Pim-Pam-Pum, do jornal O Século, assim como no Almanaque O Mosquito, da editora Futura.


Consulte aqui os anteriores destaques: #1, #2, #3, #4, #5 e #6.

Sem comentários:

Enviar um comentário