2022-04-04

Tágide: Heróis Portugueses II – 6

O Heróis Portugueses 2 celebram hoje mais 4 personagens da BD nacional, chegando à marca dos 20 heróis…


O misterioso Vicente (ilustrado por Daniel Maia) foi criado por Eliseu Gouveia em 1995. Este avatar de um universo predador, que devora outros universos, tem poderes sobrenaturais e ganha a vida como segurança do bar Pentagrama, e é central ao universo ficcional lisboeta de Zeu. É estreado em Fantasia Estúdios: Portfólio (1995), onde surge em duas histórias curtas, sendo desenhado também por Jorge Coelho. O anti-herói regressa em 1996, em “Arcano Avatar”, no fanzine BDzona #1, e depois em 1998, em Zeu #1, um título que compila as várias histórias curtas da série “Pentagrama.” A personagem regressa frequentemente às BDs do autor, como figura de fundo.

A enigmática heroína
Aurora Boreal (ilustrada por Maria João Claré), foi criada por José de Matos-Cruz (argumento) e Susana Resende (desenho), em 2011, e estreada no livro O Infante Portugal e As Sombras Mutantes, em 2012. A heroína marcou presença também na banda desenhada O Infante Portugal em Universos Reunidos, onde voltou a ser ilustrada por Susana Resende, antes de figurar em diversas BDs curtas complementares à sua saga editorial, publicada pela Apenas Livros. Este ano, a sua adaptação titular para BD acontece na antologia Aurora Boreal em Reflexos Partilhados, onde é desenhada por Daniel Maia, Fernando Vilhena de Mendonça, João Raz, José Bandeira, José Ruy, Nuno Dias, Renato Abreu e Susana Resende.


O jovem herói
Billy (ilustrado por Yves Darbos) foi criado por Joana Lafuente em 2006. Um jovem inventor-prodígio, Billy é o protagonista da BD “Dream Machine”, vencedora de um Troféu Central Comics e publicada nos fanzines All-Girlzine (#1), e em All-Girlz Banzai! (#3), em 2009.

O
Beep Boop (ilustrado por Nuno Dias) foi criado por Daniel Silva Lopes, em 2019. A série Beep Boop: Monster Hunters, publicada pelo selo Gorila Sentado em três comics, conta as aventuras de Beep e Boop, personagens do universo doutra série do autor, Solar Sailors, que confrontam o tirano Krong para acertar contas do passado.

E por último, o
Macaco Tozé (ilustrado pela Patrícia Costa) foi criado por Janus em 1998 e auto-publicado pelo autor em quatro fanzines até 1999, sendo depois compilado n'O Macaco Tozé, em 2000, pela Mmmnnnrrrg e Bedeteca de Lisboa. A personagem do Porto vive desventuras eróticas e cómicas, tornando-se um dos ícones da art brut nacional.


Consulte aqui os anteriores destaques: #1, #2, #3, #4 e #5.

Sem comentários:

Enviar um comentário