2022-04-22

CoBrA: Operação Goa [Ala dos Livros]

A editora Ala dos Livros acaba de lançar o novo álbum de Daniel Maia, intitulado CoBrA: Operação Goa, escrito por Marco Calhorda. Esta é a primeira edição portuguesa autoral do artista desde 2017, fora as várias participações em antologias e fanzines que o autor tem realizado, tanto a nível nacional como internacional, e a primeira de grande distribuição comercial.
A obra conta com ilustração dupla na sobrecapa colorida por Susana Resende.


CoBrA: Operação Goa
trata-se de uma obra de ficção imperdível, um álbum de banda desenhada de espionagem e acção com 54 páginas a preto/branco, que ressalva a ambição e a redenção humanas. Enquadrada no contexto histórico da invasão de Goa, em Dezembro de 1991, a narrativa centra-se na intervenção clandestina de Jorge Jardim no engendrar do repatriamento dos milhares de prisioneiros Portugueses detidos em condições precárias, cujas vidas estão em risco no jogo de poder entre a nação Indiana e a ditadura portuguesa.


Sinopse: Os ventos da descolonização começam a soprar. Portugal está presente na India há mais de 450 anos, mas tem uma dificuldade crescente em defender o território situado a mais de 8 mil quilómetros de distância da metrópole. Por um lado, os recursos materiais e humanos são escassos; por outro o governo português, sob a orgulhosa administração Salazarista, recusa adaptar-se aos novos tempos.
Com a derradeira tomada de Goa pelo poderoso exército Indiano, a esperança reside em CoBrA, a agência secreta liderada pelo controverso Jorge Jardim, para forçar a abertura de canais de comunicação entre os vários intervenientes, na coação dos poderes políticos, incluindo os de Portugal, a abandonarem considerações oportunistas, com vista ao resgate dos soldados portugueses feitos prisioneiros de guerra.


A edição tem lançamento oficial a
25 de Abril
e está disponível para encomenda.

CoBrA: Operação Goa
(Ala dos Livros)
Argumento: Marco Calhorda
| Desenho e Grafismo: Daniel Maia
Sobrecapa: Daniel Maia (desenho) e Susana Resende
(cor)
Álbum de BD | 72 páginas |
Preto/branco
1a Edição: Dezembro 2021 | 1000 ex. | PVP. 16,50€
Editora: Ala dos Livros/CoBrA | Website: CoBrAop

ISBN: 978-989-53275-6-0

Sem comentários:

Enviar um comentário