2022-04-16

Tágide: Heróis Portugueses II – 8

O Heróis Portugueses 2 tem novas homenagens a personagens nacionais e já ultrapassou metade dos tributos previstos...

Temos Aya Nadir (ilustrada por Filipa Lopes), uma dos protagonistas de Milagreiro, assinado em 2015 por André Oliveira e vários ilustradores (ie. André Caetano, Filipe Andrade, Nuno Plati, Ricardo Cabral e Ricardo Tércio), que foi expandido na BD “Monte Morte”, em TLS Series vol2 - Silêncio, em 2017, com desenho de Jorge Coelho. Após o suicídio do seu irmão, Aya entra numa espiral de vingança entre sociedades secretas. As aventuras serão reeditas em 2022.

O
Tio Pelicas (ilustrado por Sérgio Santos) foi criado em 1999 por Augusto Trigo (desenho) e Patrícia Guimarães (argumento), para o Clube do Tio Pelicas, do banco Montepio Geral. Produzido para distribuição interna aos (filhos dos) sócios, a revista do Tio Pelicas serializou a aventura Tio Pelicas Investiga: A Essência Mutualista, a qual, com 28 mil exemplares, ainda constitui o recorde de publicação de uma obra portuguesa. As revistas foram compiladas em álbum em 2000, e algumas BDs curtas posteriores foram reunidas em Tio Pelicas Investiga – Edição Especial: 5º Aniversário, em 2004.

 

Daniel Perez e o demónio Wiz são os protagonistas da série Adrenalina (ilustrado por Rui Serra e Moura), criada por Miguel Jorge na revista Art Nove. A BD continuou na Crash!, em 1995, após o cancelamento do título anterior, onde derivou na série paralela “Células,” por Ricardo Andrade (I). Infelizmente a BD ficou por concluir com o cancelamento deste título e com o afastamento do autor do sector. Adrenalina regressará na antologia Apocryphus, em tributo aos 25 anos daquelas revistas.

 

E por último, o Nómada (ilustrado por Henrique Gandum) foi criado por Zé Burnay, em duas edições independentes sem distribuição nacional (2016 e 2017), e concluída em 2019, do mesmo modo, só em 2020 sendo compiladas num volume auto-editado. A obra foi publica no mesmo ano em Portugal, pela editora A Seita, em Andrómeda ou O Longo Caminho para Casa.

Consulte aqui os anteriores destaques: #1, #2, #3, #4, #5, #6 e #7.

Sem comentários:

Enviar um comentário