2022-11-11

BD Montijo: Antologia I – Filipe Duarte

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, de Susana Resende e Câmara Municipal de Montijo, compreendeu três cursos entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa acolheu 45 alunos, dos quais 35 concluíram a formação e 20 realizaram o projecto final, criando uma BD curta – muitos, estreantes absolutos! Os trabalhos são reunidos no volume BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I (C.M.M.) e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fevereiro de 2022.
O livro, de edição limitada, impediu que muitos leitores tivessem oportunidade de conhecer a origem destes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por isso, o TágideBD partilha aqui as BDs.


Continuando por ordem alfabética,
temos o artista estreante Filipe Duarte, com a narrativa “Ciclo Vicioso”, uma sequência alegórica e surrealista, que explora as virtudes da banda desenhada “silenciosa.”



Reflexões
“Nunca fui muito um leitor de banda desenhada. Quando podia dedicar o meu tempo à leitura, preferia livros de prosa, por motivos de conteúdos, embora, em termos de arte, a ilustração sempre tenha sido algo que me cativou a atenção. Ficava cativado por toda a variedade de personagens concebidas, pelas suas poses movimentadas e até pela consistência visual da criação, fosse em que pose ou contexto estivesse, e até pela expressividade da mesma. Tudo isto sempre foi extremamente incrível no meu olhar.
Quando vi a hipótese de poder aprender com o curso de banda desenhada um pouco mais sobre este tipo de ilustração, tive de aceitar e, desde então, tenho posto em prática os conhecimentos que aprendi e tirado proveito do quão úteis aqueles podem realmente ser.”
- Filipe

Biografia
Nascido em Setúbal, viveu toda a sua vida no Montijo, onde frequentou a Escola Secundária Jorge Peixinho, no curso de Artes. Perspetiva uma carreira em artes gráficas e, embora seja estreante em banda desenhada, sempre nutriu interesse por esta, desde os comics tipicamente norte-americanos até ao manga. Concentra as práticas de desenho em estudos anatómicos e estudos do movimento, tendo sido no 1º curso Iniciação à Arte Sequencial que obteve a primeira formação para se lançar na criação de BDs.
Colaborou no fanzine Cadavres para Iniciantes #1 (CMM), apresentado na Tertúlia BD de Lisboa #414, em Dezembro de 2018, e integrou o volume BD Montijo: Iniciação à Arte Sequêncial – Antologia I (CMM), em 2022, com mostra na Casa Mora/Museu Municipal de Montijo.

Sem comentários:

Enviar um comentário