2022-11-17

BD Montijo: Antologia I – João Mateus

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal de Montijo e leccionado por Susana Resende, compreendeu três cursos entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa resultou em 18 histórias curtas pelos formandos – muitos, estreantes absolutos – sendo as BDs reunidas em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fevereiro de 2022.
Dado o volume ser de edição limitada, muitos leitores não tiveram oportunidade de conhecer os trabalhos destes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por isso, o TágideBD partilha aqui essas BDs...


Continuamos por ordem alfabética e apresentamos “
Mundo Oculto”, do estreante João Mateus, aka JC. Nesta história, dois amigos disputam o amor de uma jovem, lutando num mundo paralelo.



Reflexões

Sempre adorei desenhar. Anteriormente já tinha tentado fazer uma história em banda desenhada, porém abandonei o projecto, embora tenha mantido sempre a ideia de, no futuro, concretizar o desejo de criar uma BD. O curso Iniciação à Arte Sequencial surgiu na altura certa e permitiu-me essa concretização, ao me alargar os conhecimentos e horizontes, tendo os formadores desempenhado um papel fundamental na motivação e transmissão de novas técnicas. Considero agora a possibilidade de futuramente me envolver em novos projectos de maior complexidade.

O que me atrai na banda desenhada é a possibilidade de criar um universo sem limites, onde tudo é possível! Obrigado pela oportunidade.”
- João Mateus


Biografia

Natural de Carnaxide, reside na Atalaia, tendo realizado percurso escolar no concelho do Montijo. Actualmente, concluiu o Ensino Secundário no curso de Ciências e Tecnologias, na Escola Secundaria Jorge Peixinho. Embora seja leitor ávido de manga e fã de anime, é estreante em narrativa visual, tendo adquirido a primeira formação no sector no 2º curso Iniciação à Arte Sequencial. A antologia
BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I marca a sua estreia editorial.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário