2022-11-18

BD Montijo: Antologia I – João Pedro Marques

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal de Montijo e leccionado por Susana Resende, engloba três cursos entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa resultou em 18 histórias curtas pelos formandos – muitos, estreantes absolutos – sendo as BDs reunidas em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fevereiro de 2022. Dado o livro ter edição limitada, muitos leitores não tiveram chance de conhecer estes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por isso, o TágideBD partilha aqui as BDs...

Por ordem alfabética e apresentamos “
Das Aves passam as Sombras”, do estreante João Pedro Marques, numa BD que retrata os perigos de opor a natureza em prol do progresso local.


Reflexões

“Saúdo a forma como a 3ª edição do curso de Iniciação à Arte Sequencial foi montado e ministrado. A sistematização dos conteúdos foi elaborada e transmitida de forma saudável, generosa e entusiasta pela formadora Susana com o apoio do Daniel. Saí mais rico e disponível para abordar nas suas diversas vertentes a arte da banda desenhada, ou, como sabiamente está exposto no nome do curso, a arte sequencial.
O meu apreço também à Câmara Municipal do Montijo por viabilizar e patrocinar esta iniciativa erguida pela criatividade dos seus munícipes. Reforçando um vector que, a meu ver, nunca deve ser menorizado por uma autarquia. Não obstante que a continuidade da abordagem à arte sequencial deva ser estimulada para bem daqueles que gostassem de desenvolver o seu engenho artístico e mental neste meio, e à volta dele.”
- João Pedro Marques

Biografia
João Pedro Marques, 40 anos, reside no Montijo desde 2010. Profissional de audio-visuais, teve a sua primeira experiência em BD no 3º curso BD Montijo e a estreia editorial na antologia BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I (CMM).

Sem comentários:

Enviar um comentário