2019-05-26

Tágide – Colectivo de Banda Desenhada

O colectivo Tágide é um grupo informal de banda desenhada, composto em grande parte por residentes do Montijo, sendo estes autores profissionais ou experientes, artistas amadores, coleccionadores e leitores de BD, que quinzenalmente se reúnem na sala polivalente da Quinta do Pátio d'Água (Av. dos Pescadores), gentilmente cedida ao grupo pelo município, para ali partilharem as suas criações em BD e ilustração, para discutir leituras e temas relacionados, e também para colaborar em iniciativas culturais.
Surgido no seguimento dos cursos Iniciação à Arte Sequencial, promovidos pela C.M. de Montijo em 2018 e coordenados pela autora Susana Resende, os co-fundadores do grupo foram António Coelho, António Pires, Daniel Maia, Eduardo Martins, João Mateus, João Pedro Afonso, Maria João Claré, Mário André, Patrícia Costa, Rui Serra e Moura, Shania Santos e Susana Resende. Desde então, o colectivo tem-se expandido, atingindo actualmente cerca de vinte membros.

Os
Encontros da Tágide são ateliers criativos de natureza informal que decorrem sempre na 2ª e 4ª sextas-feiras de cada mês, dirigidos aos elementos do grupo e a demais interessados que queiram participar. Em termos práticos, o colectivo irá publicar o fanzine trimestral Outras Bandas, de cariz ecléctico e aberto a novos colaboradores; promover colaborações artísticas, como o desafio Ossadas do Ofício (título genérico de uma BD colectiva feita em sistema cadavre exquis) e exposições de trabalhos em eventos da especialidade ou noutras ocasiões/locais.

Futuramente, o Tágide pretende também organizar com o município colóquios com autores e editores convidados, para assim apresentar ao colectivo e ao grande público da região alguns dos protagonistas do mercado português de BD e áreas de afinidade, contribuindo para a experiência cultural da cidade.

Embora o colectivo já se reúna regularmente desde Março de 2019, o Tágide será apresentado no XV Festival Internacional BD de Beja, em conjunto com o lançamento de Outras Bandas #0 e antevisão da antologia BD Montijo '2018, que compila os trabalhos finais dos formandos dos 1º e 2º cursos Iniciação à Arte Sequencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário