
Surgido
no seguimento dos cursos Iniciação
à Arte Sequencial,
promovidos pela C.M. de Montijo em 2018 e coordenados pela autora
Susana Resende, os co-fundadores do grupo foram António Coelho,
António Pires, Daniel Maia, Eduardo Martins, João Mateus, João
Pedro Afonso, Maria João Claré, Mário André, Patrícia Costa, Rui
Serra e Moura, Shania Santos e Susana Resende. Desde então, o
colectivo tem-se expandido, atingindo actualmente cerca de vinte
membros.
Os Encontros da Tágide são ateliers criativos de natureza informal que decorrem sempre na 2ª e 4ª sextas-feiras de cada mês, dirigidos aos elementos do grupo e a demais interessados que queiram participar. Em termos práticos, o colectivo irá publicar o fanzine trimestral Outras Bandas, de cariz ecléctico e aberto a novos colaboradores; promover colaborações artísticas, como o desafio Ossadas do Ofício (título genérico de uma BD colectiva feita em sistema cadavre exquis) e exposições de trabalhos em eventos da especialidade ou noutras ocasiões/locais.
Futuramente, o Tágide pretende também organizar com o município colóquios com autores e editores convidados, para assim apresentar ao colectivo e ao grande público da região alguns dos protagonistas do mercado português de BD e áreas de afinidade, contribuindo para a experiência cultural da cidade.
Embora o colectivo já se reúna regularmente desde Março de 2019, o Tágide será apresentado no XV Festival Internacional BD de Beja, em conjunto com o lançamento de Outras Bandas #0 e antevisão da antologia BD Montijo '2018, que compila os trabalhos finais dos formandos dos 1º e 2º cursos Iniciação à Arte Sequencial.
Sem comentários:
Enviar um comentário