2020-03-08

Patrícia Costa vence no 14º BDteca

A BDteca 202014ª Mostra de Banda Desenhada de Odemira, que decorre na Biblioteca Municipal José Saramago, entre os dias 18 de Janeiro e 20 de Março, numa parceria entre a associação Sopa de Artistas e o município de Odemira, anunciou ontem os vencedores do Concurso de BD, entre os quais se encontra de novo a autora montijense Patrícia Costa, no 3º lugar, com a história “Eternidade 2.0”.


Este é o terceiro prémio conquistado pela autora, que previamente venceu o prémio único do Concurso de BD (Escalão A+) dos Prémios Nacionais de BD '2018, promovidos pelo festival Amadora BD, seguido pelo 3º lugar do Concurso de BD do 13º BDteca – Salão de Banda Desenhada de Odemira '2019. O primeiro trabalho vencedor, “Uma Viagem,” foi incluído no fanzine Outras Bandas #0 (2019), e o segundo, “Asas,” será reproduzido no catálogo Odemira-te vol.5, em 2021, assim como esta nova BD.




Também concorreram outros artistas com afinidade ao Tágide, tais como António Coelho, Maria João Claré e Sérgio Santos, assim como outros nomes conhecidos da comunidade nacional. O 1º e 2º lugar foram atribuídos, respectivamente, a Filipe Hichwa Leitão (sem título) e Nuno Abrantes (“Fake News – O perigoso avanço da nova extrema-direita”), com uma menção honrosa conferida a João Maria Ferreira (“Ham”).


O evento, que este ano teve em foco o livro A Viagem do Elefante, de João Amaral, adaptando a obra de José Saramago, a antologia O Teu Sítio, de Daniela Viçoso, Amanda Baeza, João Carola e Duarte Maria, o projecto ComEdu, de Eramus+ e Kûs! (Letónia), e a iniciativa SeguraNet, integrou ainda o seu já popular concurso de banda desenhada nacional, que tem vindo a angariar concorrentes de todo o país e cujos trabalhos vencedores são publicados a cada três anos no catálogo antológico Odemira-te, pelo edil.

Sem comentários:

Enviar um comentário