2021-05-15

Tágide: Heróis Portugueses XXIV

Chegamos a Maio com mais um trio de heróis nacionais, que levam a iniciativa Heróis Portugueses a 90 personagens de BD celebrados!


Começamos pela BoneCrush, de Selma Pimentel (ilustrada por Filipa Lopes). Uma das raras personagens de influência manga da BD portuguesa, a BoneCrush foi desenvolvida pela autora para diversas ilustrações de portfólio e estreada em BD no fanzine
All-Girlz Banzai!, em 2009. A personagem regressou em 2012 na antologia Zona Nippon 2 e foi planeada uma terceira BD, no BDjornal, em 2014, antes do seu cancelamento. Quanto ao Xatoman, de Álvaro Santos (ilustrado por Patrícia Costa), foi criado em 2001 para a rubrica "Heróis do ano 3000" do fanzine Tertúlia BDzine, nos #42 e 50. Xatoman – "o super-herói mais chato que a própria sombra" – saltou depois para o BDjornal #7, em 2005, para nova BD curta, também mantendo desde cedo presença online num website próprio, com vários conteúdos originais.
Por último recordamos Medusa 31, de Eliseu 'Zeu' Gouveia (ilustrada por Daniel Maia). O álbum de estreia do autor, em 1996, Medusa 31 – Nec Pluribus Impar, teve sequela em 1998 com Cidade Situada, porém inédita devido à separação dos sócios da editora, Pedranocharco. O vol.2 foi considerado para publicação noutra editora em 2002, mas inviabilizado pelo extravio de páginas do vol.1; a obra esteve acessível online temporariamente no website DeviantArt.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário