2024-04-10

Tágide anuncia TágIIde

O colectivo Tágide funcionou entre 2019 e 2023, tendo nesse tempo participado em festivais de BD e publicado fanzines, assim como reuniu nomeações em prémios e até algumas vitórias. O resumo da sua actividade pode ser conhecido aqui.
D
escobertos nos três cursos BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, leccionados por Susana Resende, e também em Outras Bandas, dirigido por Daniel Maia, nos quais os autores estreantes deram os primeiros passos no sector, e que facilitou a artistas com experiência prévia reciclar conhecimentos e voltar ao activo, encerrado esse capítulo alguns membros do colectivo decidiram renovar o projecto num grupo profissional, dito TágIIde (leia-se Tágide II).

Com novas e mais ambiciosas metas, o TágIIde pretende publicar uma antologia anual em álbum, temática, que o grupo vai apresentar em festivais, contribuindo para a comunidade de banda desenhada portuguesa. Integram o grupo Patrícia Costa, Mário André, José Macedo Bandeira, Jorge Rodrigues, António Coelho, Maria João Claré e Yves Darbos.


A primeira edição do grupo é uma
antologia realizada para a Câmara Municipal de Montijo, em que participam também os artistas convidados Daniel Maia e Susana Resende, que aqui assumiram funções de direcção editorial e capa/paginação da obra, respectivamente.
Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade
vai ser apresentado dia 26 de Abril, no Cinema-Teatro do Montijo.

Em 2025
, o TágIIde iniciará uma nova série antológica, a anunciar noutra ocasião. Mais informações no blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário