2023-06-26

Tágide: Comunicado final

Serve o presente comunicado para informar da dissolução do Tágide enquanto colectivo informal de autores de BD, conforme já havia sido indicado no editorial do último nº do Outras Bandas.

O grupo, fundado em 2019, na sequência dos cursos BD Montijo, de Susana Resende, teve como objectivo fomentar a criação em BD e em ilustração pelos novos talentos que o cofundaram, pautando-se por organizar ateliers livres e por editar o fanzine Outras Bandas, onde a maioria destes autores se estrearam e desenvolveram as suas aptidões.

Os encontros foram realizados quinzenalmente até Março de 2020, passando a existir em
chat virtual durante a pandemia, e regressando depois a encontros presencias, em Março de 2022, na então nova sede, o Ateneu Popular de Montijo. Ao longo destes anos, o blogue TágideBD também fez destaque das notícias do colectivo e das actividades individuais destes autores.

O fanzine antológico
Outras Bandas publicou dez números, entre Maio de 2019 (#0) e Maio de 2023 (#9), que granjeou várias nomeações e até prémios. O Tágide produziu ainda outros projectos, como o tributo a Geraldes Lino, no Tertúlia BDzine #187 (2019), e iniciativa Tágide: Heróis Portugueses (2021-22), além de contribuir em eventos do sector.
O colectivo reuniu cerca de trinta autores, sendo os vinte mais activos: António Coelho, Daniel Maia, Eduardo Martins, Filipa Lopes, Henrique Gandum, João Pedro Afonso, João Raz, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Mª João Claré, Mário André, Nuno Dias, Pedro Cruz, Patrícia Costa, Rafael Marquês, Rui Serra e Moura, Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende e Yves Darbos.

Concluído o objectivo principal do projecto ao longo destes 4 anos, de servir de espaço para o crescimento dos novos talentos descobertos nas formações, e perante a insustentabilidade do modelo editorial, damos o projecto por terminado. Assim, é suspensa a edição do Outras Bandas e o Tágide deixará de se apresentar em eventos como colectivo autoral.
É possível que uma renovação do Tágide se dê mais tarde, em âmbito mais profissional, mas tal ainda é incerto.

Com imenso orgulho no que o colectivo alcançou até à data, saudamos a projecção que alguns dos membros do colectivo – estreantes na área aquando da fundação do Tágide – têm atingido no sector a nível individual e continuamos a encorajar a progressão dos demais talentos do grupo. Agradecemos ainda a atenção dos leitores e colegas da área durante estes 4 anos.

Como consequência desta decisão, e até um ressurgimento do grupo, o blogue TágideBD cessa a sua actividade regular.

Sem comentários:

Enviar um comentário