2023-06-28

Antevisões para 2023-2024

Chegado o meio do ano, e em jeito de conclusão dos destaques aos membros associados ao colectivo Tágide, salientamos o que os autores preparam para 2023 (e mais além!)...

De Daniel Maia, que editou BDs em várias antologias após lançar CoBrA: Operação Goa, em 2022, vamos ter duas edições de cariz institucional: Cthulu, com Pedro Vieira Moura e Marco Gomes, e Mala-Posta, com Susana Resende. Participa ainda na antologia Humanus 2, em homenagem a Geraldes Lino, mais tarde no ano. Paralelamente, desenvolve um álbum a preto/branco para lançamento em 2024 e colaborará na criação, em 2024, de novela gráfica de tributo a Eduardo Lourenço, com texto de Sabrina D. Marques e cores de Susana Resende.

O autor Henrique Gandum, e o seu irmão Duarte, que já são uma dupla criativa popular na comunidade de BD portuguesa, preparam o 3º volume da série Congo, para edição em 2024. O título não foi revelado ainda.

O autor João Raz desenvolve a novela gráfica Ad Infinitum, que marcará a sua estreia a solo em banda desenhada. Depois de anos a contribuir em antologias, em paralelo a publicar a sua colectânea de ilustração Outros Mundos, este novo trabalho vai redefinir o percurso do autor no mercado.

O mesmo pode ser dito do autor Jorge Rodrigues, que se prepara para estrear a solo, não com uma, mas duas obras: para além de recuperar o projecto de fantasia histórica Cruzada Negra, apresentada em 2 versões – a cores, como publicação POD na Amazon, e em versão impressa a preto/branco –, RoD! vai preparar uma antologia de BDs curtas, que engloba vinte anos de criações, prevista para início de 2024.

O autor José Macedo Bandeira desenvolve a estreia a solo, com livro ilustrado sobre Fernando Pessoa, de título Improvável Pessoa, que associa textos do poeta a situações caricatas da sua vida, representadas pelo José. O projecto ainda não tem editora definida, mas antevê edição entre 2023 e início de 2024.

O autor Mário André continua a série Quaresma, o Decifrador, baseada nos contos policiais de Fernando Pessoa, sendo o próximo volume A Morte de D. João, em que os dotes de raciocínio crítico e intuição do médico amante de enigmas vão ser postos à prova no desvendar de um assassinato impossível. A obra está em curso para edição em início de 2024, indo porém ser antecipada no 1º Festival de Fanzines de Alpiarça.

A autora Patrícia Costa encontra-se a finalizar o 5º volume da série Crónicas de Enerelis, com o título Ilusões, que no final de Novembro vai devolver o jovem Eyren Caeli aos leitores portugueses. Mas ainda este Julho, como vem a ser apanágio, a autora publica o fanzine-teaser sobre esse próximo livro, intitulado Crónicas de Enerelis: Volume 05 - Ilusões [Introdução].

O autor Pedro Cruz encontra-se a recriar a aventura de ficção-científica O Jogo de Nil, publicada na antologia H-Alt, que herda as nuances pulp das narrativas retro-scifi do século passado. Este projecto, completamente redesenhado, será o 3º álbum a solo do autor, desta vez publicado pela Escorpião Azul, prevendo-se edição no último trimestre de 2023 ou início de 2024.


O autor
Sérgio Santos prepara-se para editar a já anunciada colectânea de BDs scifi, AS-1000, que será o seu 3º título a solo, após O Primeiro Degrau e O Segundo Degrau.

A autora Susana Resende vai estrear-se a solo com a antologia Espelho, que celebra dez anos da sua entrada no mercado de BD. O volume reúne as onze BDs curtas que a autora realizou até à data e conta com uma 12ª história, mais extensa. Adicionalmente, também participa no álbum MalaPosta e antologia Humanus 2, ainda em 2023, e vai colaborar na novela gráfica de homenagem a Eduardo Lourenço, em 2024.

Por último, o autor Yves Darbos desenvolve o primeiro álbum a solo, uma curiosa aventura de mistério e de humor, intitulada provisoriamente Tágide, em que o autor francófono aplica o seu estilo gráfico, em que o desenho cartonesco ganha vida com a expressão do tracejado. A apresentação do livro está prevista para início de 2024.

E com estas antevisões e uma vénia, nos despedimos. Sigam os autores e estes projectos nas suas respectivas redes sociais, e marcamos encontro nos festivais de BD!

Sem comentários:

Enviar um comentário