2020-10-09

Tágide: Heróis Portugueses VII

A iniciativa Heróis Portugueses chegou na semana passada a 1/4 do seu percurso e brindou a 5 outros protagonistas da BD nacional, entre heróis bem antigos e outros bastante recentes:


Zé Inocêncio (ilustrado por Mário André), de Nuno Saraiva, foi criado em 1989 no fanzine Hips, saltando para o semanário O Inimigo, entre 1993 e 1994, e depois compilado em Zé Inocêncio, as Aventuras Extra-ordinárias de um Fala-Barato, em 1997, pela Baleiazul; vinte anos mais tarde, surge a reedição expandida pela Procyon. Franco, o trolha (ilustrado por Daniel Maia) é uma criação de Pedro Brito para a revista Art Nove, em 1994, cujas duas BDs foram compiladas em livrinho da colecção Primata Comix, da Polvo Edições, em 2002.
A erótica Zakarella (ilustrada por José Bandeira) de Roussado Pinto (arg.) e Carlos Alberto Santos (des.) surgiu em revista em 1976, pela Portugal Press, e foi descontinuada em 1978 após 28 números. A personagem regressou em 2012 através de uma mostra colectiva na Bedeteca de Beja e, em 2014, noutra exposição, “Prelúdio a Infernus”, que antevia uma nova aventura por Nuno Amado (arg.) e Jo Bonito (des.), porém inédita. A dupla David e Bia (ilustrados por Nuno Dias) são dois dos protagonistas do grupo Estalo, que estão no centro da intriga de BRK, a série de Filipe Pina (arg.) e Filipe Andrade (des.), publicada no BDjornal entre 2006 e 2008, e concluída no volume pela Asa Edições, em 2009; a trilogia não foi concluída, porém.
E, por último, trazemos Paiva (ilustrado por Yves Darbos), o lojista da Superfuzz e protagonista da série do mesmo nome, foi criado por Esgar Acelerado (arg.) e Rui Ricardo (des.), posteriormente substituído por João Maia Pinto, e nasceu no jornal Blitz em 2001, tendo palco no suplemento Gazeta Cru. As pranchas humorísticas foram compiladas em álbum pela Devir, em 2004, no título
Vai sonhando, Paiva... Vai sonhando!

Sem comentários:

Enviar um comentário