2020-10-26

Tágide: Heróis Portugueses X

E chegamos às dez partilhas, com 36 figuras da banda desenhada portuguesa imortalizadas nesta iniciativa pelo col. Tágide:
Nereila
(ilustrada por Maria João Claré) é a protagonista da série Dragomante, criada em 2018 pela dupla Filipe Faria (arg.) e Manuel Morgado (des.), que foi editada por G.Floy/ComicHeart, com o primeiro volume, Fogo de Dragão, também publicado em inglês (Dragon's Fire), que terá em breve uma sequela; Viriato (ilustrado por João Raz), é um herói da História portuguesa várias vezes adaptado à BD, mais reconhecidamente por Jorge Magalhães (arg.) e José Garcês (des.), entre 1952 e 1953, nas páginas da revista Cavaleiro Andante #26-33. A BD foi reeditada no Jornal de Almada e em álbum, pelo GICAV, após integrar a colectiva "Viriato na Banda Desenhada", em Moura (2015). A mesma figura foi também trazida à BD em 1972 por Eugénio Silva (des.) e Pedro Carvalho (arg.); por José Garcês (des.) e A. Carmo dos Reis (arg.) em História de Portugal em BD; por Pedro Castro na revista Heróis #1; por José Salomão (des.) e Vítor Belém (arg.) em Viriato, o Pastor dos Montes Hermínios; por Vítor Mesquita na revista Jacto #37; por João Amaral (des.) e Rui Carlos Cunha (arg.) em A Voz dos Deuses, adaptando o romance de João Aguiar; pó Crisóstomo Alberto em No Tempo dos Lusitanos; por Artur Correia (des.) e António Gomes de Almeida (arg.) em Super-heróis da História de Portugal vol.1; e por Artur Correia (des.) e Manuel Pinheiro Chagas (arg.) em História Alegre de Portugal.



Wanya (ilustrada por Susana Resende), foi criada por Augusto Mota (arg.) e Nelson Dias (des.) em 1972, com antevisão no fanzine Copra e revistas europeias Bang! e Falatoff, publicada depois no álbum Escala em Orongo, em 1973, pela editora Assírio & Alvim. A obra foi também editada na Alemanha e reeditada em 2008, pela Gradiva. Por último, temos o explorador Afonso Ferreira (ilustrado por José Bandeira), protagonista da série Congo, de Henrique e Duarte Gandum, publicada por estes através da sua chancela Mudnag Edições. Com estreia em 2017, em Um Mundo Esquecido, a personagem regressa em 2019 No Caminho das Trevas, altura em que é interpretado por Pedro Lima (que serviu de inspiração ao visual do herói) na curta-metragem do mesmo título apresentada no 30º Amadora BD.

Sem comentários:

Enviar um comentário