2021-02-02

Leituras Tágide 1 - Bouncer

Se gostas de faroestes, então devias de ler Bouncer. Especialmente quando é algo vindo da mente de Jodorowsky e desenhado por Boucq. Esta edição, uma compilação adaptada para inglês pela Humanoids, inclui os primeiros 7 volumes da série, mas não deixes que isso te afaste deste excelente livro, porque se assim for estarás a perder uma ótima história e arte, e um livro muito bem construído.
Tendo em conta os anos que já passaram desde o início da série (em 2001) e tudo o que entretanto já foi escrito, Bouncer aguentas-se bem, muito bem. Com vestígios de clássicos da literatura e onde a ação está ao virar de cada página, o único problema com que nos deparamos é ser demasiado curto, pois 400 páginas não chegam. Queremos muito mais do atirador exímio de apenas um braço!

Embora existam 11 volumes na colecção Bouncer, os direitos dos últimos 4 pertencem à editora Glénat, e por isso não fazem parte deste livro, pela editora original. Todavia, não há qualquer problema com isso, porque a história aqui contida tem um começo e um fim, e por isso não perdes nada face ao que vem a seguir. A edição inclui um posfácio de Claude Ecken (um prolífico e premiado escritor de ficção e crime) que adiciona outra camada à história e apresenta uma visão mais profunda dos artistas e do trabalho feito por eles, incluindo este
Bouncer.


Como é visível, não posso recomendar mais esta leitura, mas atenção que sou um grande fã de Jodorowsky e por isso sou “suspeito.” Jodorowsky é também a mente por detrás de Metabarons, uma excelete história que devia, para já. de dispensar apresentações, e assim será. Boucq é um artista incrível: as paisagens são excelentes e as cenas de ação com diferentes ângulos são de primeira qualidade.

A Humanoids é uma editora a ter debaixo de olho porque tem material incrível e edições limitadas que, quando esgotam, esgotam. Pelo que, quando houver dúvidas, elas devem ser ignoradas e simplesmente adquirir o livro, porque o mercado de 2ª mão não é brando, nada brando mesmo, mesmo, mesmo!...

--GxVault


(A série Bouncer foi publicada em Portugal pela Asa Edições II, de 2002 a 2012, e retomada pela Arte de Autor em 2018, em volumes dípticos, com dois tomos por edição)

1 comentário:

  1. Escelente sugestão de leitura de BD! Principalmente, na minha humilde opinião, pela arte - de tirar o fôlego - do grande mestre François Boucq!

    ResponderEliminar