2024-08-08

Outras Bandas – Reedições

O colectivo Tágide (2019-2023) cessou actividade no ano passado, concluindo o apoio aos primeiros passos na comunidade de banda desenhada por parte dos ex-formandos dos cursos BD Montijo, de Susana Resende, grupo este ao que se juntaram outros autores da margem sul com experiência profissional. No processo, vários artistas cresceram enquanto autores amadores e contribuem actualmente para o crescimento da produção editorial no país, ao passo que outros venceram prémios e concursos, tanto em Portugal como na Europa.

Ao longo de quatro anos e dez fanzines, englobando 50 BDs e 200 ilustrações, o título produzido pelo grupo,
Outras Bandas, publicou 900 unidades, de que resta cerca de uma centena.
O título foi finalista no Troféus Central Comics em Melhor Publicação Independente (3 nomeações) e Melhor Obra Curta (6 nomeações), vencendo a categoria numa ocasião, por Patrícia Costa; e nos Prémios Bandas Desenhadas em Melhor Antologia (3 nomeações) e Melhor BD Curta (3 nomeações). Outras publicações feitas pelo colectivo foram distinguidas nestes prémios, nomeadamente
Tertúlia BDzine (finalista em Melhor Obra Curta) e BD Montijo: Antologia I (finalista em Melhor Publicação Independente), esta com BDs premiadas em Melhor Obra Curta, por Maria João Claré, e em Melhor Webcomic, por Yves Darbos.


Encerrado o capítulo e agora que certos membros apresentaram o grupo TágIIde, estreado em Abril, Cravos Mil, há necessidade de fazer curadoria ao catálogo do colectivo. Volvido um ano da conclusão, o Outras Bandas faz reforço de tiragem nos #0, #1, #3 e #5, com 100 exemplares globais, a pedido de coleccionadores.

A série completa fica assim disponível para compra online, em feiras e festivais, até esgotar o stock – não serão feitos mais reforços de tiragem. O pacote completo tem valor comercial de 29€.

2024-05-13

Tágide é finalista no XXI Troféus Central Comics

O colectivo Tágide despede-se dos prémios da banda desenhada portuguesa com esta derradeira indicação no XXI Troféus Central Comics, a consagração de mérito em que são os próprios leitores quem determina os finalistas e os vencedores. Em Melhor Publicação Independente, temos a última nomeação de sempre para o último fanzine do Tágide, Outras Bandas #9
Mas não fica por aí, pois também as histórias “
A Câmara”, de Yves Darbos, “Longa Vida”, de Daniel Maia, e “Luar Fatal”, de Henrique Gandum (todas, em Outras Bandas #9), são finalistas na categoria Melhor Obra Curta. Em suma, 4 indicações para Outras Bandas #9, uma nomeação por cada ano de actividade do Tágide – desde já, o nosso Obrigado!


Adicionalmente, colegas do Tágide estão igualmente indicados a nível individual; nomeadamente, Daniel Maia, com Cthulhu Sadino em Melhor Publicação Independente; Duarte e Henrique Gandum, com Congo: Um Mundo Esquecido - Edição Definitiva em Melhor Publicação Independente; Mário André, com “Zombies” (em Doce Êmese Canibal #4) em Melhor Obra Curta; Patrícia Costa, com Crónicas de Enerelis: Volume 4 – Cicatrizes, em Melhor Publicação Independente, e Crónicas de Enerelis: Volume 5 – Ilusões, em Melhor Argumento Português; mais Sérgio Santos, com “As Filhas da Constelação” (AS-1000) em Melhor Obra Curta.

A votação decorre online nos próximos dez dias, até
21 de Maio, neste LINK.

Salientamos que a ilustração de cartaz deste ano ser da autoria de Patrícia Costa.


ACTUALIZAÇÃO:
A cerimónia de entrega de prémios do XXI Troféus Central Comics decorreu hoje no 2º MaiaBD, e entre as obras vencedoras estão autores com afinidades ao Tágide: Congo: Um Mundo Esquecido – Edição Definitiva, de Henrique e Duarte Gandum, venceu como Melhor Publicação Independente, e ainda a banda desenhada curta ‘Tágide’, de Yves Darbos, venceu como Melhor Webcomic.
Outros autores que integraram o colectivo, também finalistas no prémio, obtiveram menções: Daniel Maia foi
runner-up em Melhor Webcomic com ‘BD Lino’; Mário André foi runner-up em Melhor Obra Curta com ‘Zombies’, e Patrícia Costa foi runner-up em Melhor Publicação Independente com Crónicas de Enerelis: Vol. 04 – Cicatrizes.

2024-04-10

Tágide anuncia TágIIde

O colectivo Tágide funcionou entre 2019 e 2023, tendo nesse tempo participado em festivais de BD e publicado fanzines, assim como reuniu nomeações em prémios e até algumas vitórias. O resumo da sua actividade pode ser conhecido aqui.
D
escobertos nos três cursos BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, leccionados por Susana Resende, e também em Outras Bandas, dirigido por Daniel Maia, nos quais os autores estreantes deram os primeiros passos no sector, e que facilitou a artistas com experiência prévia reciclar conhecimentos e voltar ao activo, encerrado esse capítulo alguns membros do colectivo decidiram renovar o projecto num grupo profissional, dito TágIIde (leia-se Tágide II).

Com novas e mais ambiciosas metas, o TágIIde pretende publicar uma antologia anual em álbum, temática, que o grupo vai apresentar em festivais, contribuindo para a comunidade de banda desenhada portuguesa. Integram o grupo Patrícia Costa, Mário André, José Macedo Bandeira, Jorge Rodrigues, António Coelho, Maria João Claré e Yves Darbos.


A primeira edição do grupo é uma
antologia realizada para a Câmara Municipal de Montijo, em que participam também os artistas convidados Daniel Maia e Susana Resende, que aqui assumiram funções de direcção editorial e capa/paginação da obra, respectivamente.
Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade
vai ser apresentado dia 26 de Abril, no Cinema-Teatro do Montijo.

Em 2025
, o TágIIde iniciará uma nova série antológica, a anunciar noutra ocasião. Mais informações no blogue.

2024-01-24

II TCC:HD

Entramos em 2024 e chega a última ronda de prémios em que o Outras Bandas será considerado. O primeiro prémio é um caso único, pois chegou o II TCC:HD ou Troféus Central Comics: Heróis da Década!

Neste prémio, os leitores são convidados a votar nos vencedores dos anteriores TCC e determinar qual a obra mais memorável da década passada, e os mais relevantes criadores nos últimos dez anos. Desde modo, o público não só recorda as melhores publicações e autores premiados em Portugal na última década, como esses também podem ser divulgados a uma nova geração de leitores.
As obras premiadas são reunidas em 7 categorias, Melhor Publicação Portuguesa da Década, Melhor Publicação Estrangeira da Década, Melhor Publicação Independente da Década, Melhor Obra Curta da Década, Melhor Argumentista da Década, Melhor Artista da Década e Melhor Autor Internacional da Década.

O voto público para II TCC:HD decorre entre
25-31 Janeiro, sendo os resultados anunciados em Fevereiro, em data a anunciar. Podem votar AQUI, sem abuso dos seus dados pessoais ou necessidade de registo.

O Tágide está a concurso, assim como alguns autores que integraram o colectivo: As BDs "Nos Cornos do Touro
,” de Maria João Claré, in BD Montijo: Antologia I, “O Chá das Cinco,” de Patrícia Costa, in Outras Bandas #1, e “O Infante Portugal em Universos Reunidos,” de Daniel Maia e Susana Resende, com José de Matos-Cruz e Daniel Henriques, em idem. Adicionalmente, o álbum Crónicas de Enerelis: Volume 03 - Sombras, de Patrícia Costa, e antologias H-Alt, de Sérgio Santos, concorrem como Melhor Publicação Independente da Década.

Actualização:
Revelados no Domingo, dia 4/2/24, os vencedores foram:
Balada para Sophie (Melhor Publicação Portuguesa da Década), Watchmen (Melhor Publicação Estrangeira da Década), Filipe Melo (Melhor Argumentista Português da Década), Luís Louro ((Melhor Desenhador Português da Década) e Filipe Andrade (Melhor Autor Internacional da Década)… Como Melhor Publicação Independente da Década vence Crónicas de Enerelis: Volume 03 - Sombras, de Patrícia Costa, e como Melhor Obra Curta da Década foi eleito “O Infante Portugal em Universos Reunidos”, de Daniel Maia e Susana Resende, com José de Matos-Cruz, Daniel Henriques, José Garcês e José Ruy!

O portal Central Comics divulgou ainda que a realização do
XXI Troféus Central Comics vai ter cerimónia de entrega de prémios marcada para o 2º MaiaBD, em final de Maio. Nessa edição do TCC vão estar a concursos o último fanzine Outras Bandas, bem como Crónicas de Enerelis vol.5, Cthulhu Sadino, Doce Êmese Canibal, H-Alt e outras edições antológicas de colegas associados ao antigo Tágide. Contamos com o vosso apoio!