2022-12-05

BD Montijo: Antologia I – Maria João Claré

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal de Montijo e leccionado por Susana Resende, engloba três cursos, entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa resultou em 18 BDs curtas pelos formandos – muitos, estreantes absolutos – sendo as BDs reunidas em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fev. 2022. Dado o livro ter edição limitada, muitos leitores não tiveram chance de conhecer estes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por isso, o TágideBD partilha aqui as BDs...
Por ordem alfabética, apresentamos
Nos Cornos do Touro de Maria João Claré, uma BD que visita as tradicionais largadas de touros e os perigos implícitos nelas.


Reflexões

A Banda Desenhada é a arte de contar uma história através do desenho. Participar no curso Iniciação à Arte Sequencial permitiu-me aprender as técnicas e metodologias inerente à narrativa gráfica, e desenvolver aptidões e criatividade necessárias para a concepção de uma BD.
Agradeço à nossa formadora de excelência, Susana Resende, e ao Daniel Maia, pela transmissão de conhecimentos e partilha de experiências, contagiantes e inspiradoras.
E obrigada à Câmara Municipal do Montijo por promover a iniciativa e ao Eduardo Martins pela organização do espaço e logística envolvida.”
-
Mª João Claré


Biografia

Natural do Redondo, Évora, mas residente no Montijo, trabalha como Farmacêutica Hospitalar. Nutre uma paixão pela banda desenhada desde jovem, adquirida através de leituras de Disney, Marvel e clássicos franco-belgas tais como Astérix, Tintim, Lucky Luke e Corto Maltese; mais recentemente, tem vindo a explorar novelas gráficas, como Persépolis, que renovou o seu interesse em BD.
Embora seja autodidacta, foi distinguida com um prémio de BD no ensino primário. Na sequência do 1º curso Iniciação à Arte Sequencial
desenvolveu a primeira BD a solo, eventualmente publicada em BD Montijo: iniciação à Arte Sequencial - Antologia I (2022), e participou no 4º Concurso Internacional de Banda Desenhada Avenida Marginal, promovido pela Associação Tentáculo.
Em 2019, co-fundou o colectivo informal Tágide e começou a colaborar nos fanzines antológicos
Outras Bandas, assim como noutras iniciativas do grupo, tais como a BD “Além Lino”, editada em Tertúlia BDzine #187, e Heróis Portugueses
.

Sem comentários:

Enviar um comentário