2022-12-26

BD Montijo: Antologia I – Tiago Martins

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal de Montijo e leccionado por Susana Resende, engloba três cursos, entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa resultou em 18 BDs curtas pelos formandos – muitos, estreantes absolutos – sendo as BDs publicadas em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fev. 2022. Dado o livro ter edição limitada, muitos leitores não tiveram chance de conhecer estes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por esse motivo, o TágideBD partilha as BDs...

Concluindo
em ordem alfabética, partilhamos Impostores de Tiago Martins, uma história
insólita que tem tanto de ficção científica como de drama familiar. Quando um alienígena exilado na Terra, se faz passar pelo marido e pai que há muito havia sido perdido na guerra, as peripécias pelas quais a família passa não demoram...



Reflexões
Sou o Tiago, e vivo na Quinta do Conde. Tenho 16 anos e, como o mais jovem autor do colectivo, ainda dependo da boleia dos pais para comparecer aos encontros de banda desenhada... No entanto, foi a minha mãe que me informou deste curso e me influenciou a participar nele. Nessa altura, a frequentar o curso de Artes Visuais no Barreiro, e embora ciente dos esforços inerentes a esta deslocação, aceitei o desafio. Não podia recusar a oportunidade de frequentar uma formação gratuita em BD.
Já tinha ideia de que elaborar uma história em banda desenhada era trabalhoso, mas nada me preparou para a quantidade de critérios necessários para a construção de uma página. Contudo, gostei de trabalhar muito com os orientadores e o grupo foi bastante agradável e divertido, dando-me um boa noção do que é levar a nossa arte como emprego.
Embora actualmente tenha começado a frequentar a área de Humanidades, aprendi, todavia, muitas coisas interessantes sobre o mundo da BD, sobre a vida e sobre a elaboração de um projecto, desde a ideia inicial até ao produto final, algo de que gostei muito. Estou orgulhoso do meu trabalho e espero que gostem desta pequena história.”
- Tiago Martins

Biografia
Oriundo da Quinta do Conde, frequentou a Escola Secundária do Barreiro na área de Artes Visuais, mudando depois para Humanidades. Embora não seja, originalmente, um entusiasta da BD, desafiou-se a adquirir aptidões em narrativa visual através do 1º Iniciação à Arte Sequencial, realizando neste as primeiras obras em quadradinhos.
Participa como argumentista no fanzine Outras Bandas #4, em 2021, com a história “Circulo,” ilustrada por Daniel Maia. O volume BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I, pela C.M. de Montijo, marca a sua estreia como escritor/artista de banda desenhada, assim como integrante de uma exposição da especialidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário