2022-12-09

BD Montijo: Antologia I – Patrícia Costa

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal de Montijo e leccionado por Susana Resende, engloba três cursos, entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa resultou em 18 BDs curtas pelos formandos – muitos, estreantes absolutos – sendo as BDs publicadas em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fev. 2022. Dado o livro ter edição limitada, muitos leitores não tiveram chance de conhecer estes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por isso, o TágideBD partilha aqui as BDs...

Continuando em ordem alfabética, partilhamos
“A Flor das Tágides” de Patrícia Costa, uma BD sobre a intervenção cultural urbana por um grupo de amigos mágicos.

 

Reflexões
Para esta BD,
inspirei-me num grupo de três amigos graffiters que havia concebido em 2007, logo após me licenciar. Não aqueles miúdos que se limitam a 'taggar as paredes; imaginava grafiters artísticos à séria, que criassem murais impressionantes... Porém, isso já é comum em 2018, pelo que tinha de ir mais além. Então, achei interessante criar três artistas "mágicos", de cuja pintura fosse despercebida de dia e apenas visível à noite. A Festa das Flores adequou-se como uma luva à integração destes jovens na narrativa e ao surgimento de uma falua sobrenatural na cidade de Montijo.
E é na dualidade de conceitos, nessa metáfora, que órbita
A Flor das Tágides: o dia e a noite, o visível e o invisível, o marginal e a Lei, o mágico e o mundano... Isto, para apelar às pessoas para verem além do óbvio, além da superfície, e deixarem-se elevar pela criação Artística nas mais diversas formas; seria como exaltar a beleza da Arte como a linguagem mais universal de toda a Humanidade.”
- Patrícia Costa


Biografia

Natural de Fundão, reside no Montijo desde 2012. É licenciada em Arquitectura pelo ISCTE (Lisboa) e mantém actividade freelance como ilustradora, dando continuidade à tendência para o desenho que desenvolveu a nível académico e a paixão de sempre por contar histórias. Em 2011, após terminar o Ensino Superior, frequentou o
Curso de Formação Profissional de Criação de Personagens de Ficção e ingressou no 1º Iniciação à Arte Sequencial, em 2018, no seguimento do qual foi distinguida na Categoria A+ do Concurso de BD dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, promovidos pelo 29º Amadora BD. Nos anos seguintes, venceu o 3º lugar no Concurso de BD do 13º e 14º BDteca – Salão de BD de Odemira, em 2019 e 2020.
Após cofundar o colectivo Tágide, em 2019, colabora na antologia
H-Alt #9 (com Penim Loureiro), no Tertúlia BDzine #187 (com colegas do Tágide) e fanzines Outras Bandas, publicados pelo Tágide, vencendo o XVII Troféu Central Comics para Melhor Obra Curta, por “O Chá das Cinco” (in Outras Bandas #1). Em 2020, participou no desafio ACBD e antologia Virar a Página, com argumento de Marco Fraga Silva e Diogo Almeida.

Em 2021, autopublica os dois primeiros álbuns da sua colecção
Crónicas de Enerelis, que continua em 2022 com o vol.3. Os seus álbuns têm sido nomeados em vários prémios do sector nacional, como XIX Troféus Central Comics em Melhor Publicação Independente (2022), 3º Prémios Bandas Desenhadas em Melhor Obra Nacional com Distribuição Alternativa (2022), 4º Geeks d’Ouro como Melhor BD Nacional (2022) e Prémio Adamastor como Ficção Científica em BD (2021). Foi ainda convidada especial da Tertúlia BD de Lisboa em Novembro de 2021.
Em 2022, integra a o volume
BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I, pela Câmara Municipal de Montijo.

Sem comentários:

Enviar um comentário