2022-12-27

BD Montijo: Antologia I – Yves Darbos

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal de Montijo e leccionado por Susana Resende, engloba três cursos, entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa resultou em 18 BDs curtas pelos formandos – muitos, estreantes absolutos – sendo as BDs publicadas em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fev. 2022.
Dado
ser um livro de edição limitada, muitos leitores não tiveram oportunidade de conhecer estes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por esse motivo, o TágideBD partilha aqui
as BDs...

Prestes a concluirmos estes destaques
, hoje partilhamos Tágide de Yves Darbos, que narra uma história silenciosa de um pescador montijense que
se cruza com uma ninfa do Tejo...



Reflexões

Aproveitei a oportunidade dada pelo curso para mostrar o Tejo como um lugar de vida, seja em maré baixa ou por baixo da água. Os elementos são ”lançados” através do pescador e de uma família de Tágides, que se tornaram quase humanas. O mundo, aparentemente normalíssimo, sempre esconde coisas, criaturas, vidas, acções que fazem a riqueza e o valor de cada dia. Partilhamos este espaço e foi fácil imaginar a coabitação destes dois mundos, as interações pontuais e a atração de um pelo outro. Finalmente, então, é útil perceber que temos de respeitar e cuidar de um, tal como do outro…”
-
Yves Darbos

Biografia

Natural de Poitiers (França), vem para Portugal em 2007 e reside no Montijo desde 2018. Estuda Artes Aplicadas no Liceu de Angoulême, e, na faculdade, especializa-se em Design 3D e Engeneering Product Design, realizado entre França e Londres. A sua paixão pela Banda Desenhada começa em Angouléme – a capital europeia da BD – onde teve como professor um co-fundador do festival da cidade e usufruiu de aulas com os autores Jacques Tardi e Franquin, entre outros. Aos 15 anos, foi premiado em dois consecutivos concursos escolares de BD, promovidos pelo FIBD, tendo também editado ilustrações no jornal local. De seguida, opta por se focar em Design e Pintura, chegando a expor em Portugal.
Em 2019, integra o colectivo Tágide e recicla conhecimentos de banda desenhada ao frequentar o 3º Iniciação à Arte Sequencial, tendo, em simultâneo, participado na BD colectiva “Além Lino,” no Tertúlia BDzine #187, nomeado na categoria Melhor Obra Curta do XVII Troféus Central Comics. Desde 2020, começa a colaborar nos fanzines Outras Bandas, tendo ilustrado a capa do #4.
Em 2022, publica na compilação BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I, pela C.M. de Montijo, e ilustra a capa do ensaio Holding a Fish, de Justin Park. Também inaugura o podcast C.A.L.K., e participa no colóquio “À Conversa sobre Banda Desenhada/Fanzines,” promovido pela Biblioteca Municipal de Alpiarça, para o Dia Mundial do Livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário