2022-12-29

BD Montijo: Antologia I – Pósfacio, por Penim Loureiro

Como primeiro autor convidado do curso BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, em 2018, Penim Loureiro assina o posfácio da compilação de trabalhos da formação, que infelizmente, não foi possível de incluir no volume. Recuperamos aqui o texto:

Passados 50 anos da transformação da Banda Desenhada numa arte adulta, esta tem vindo a ser crescentemente destinada a um público erudito. Apesar de tudo, persiste o estigma de narrativa de género inferior ou pouco indicada a um adulto. Esta conotação confere-lhe um status periférico que, no meu entender, torna a BD mais cativante e descomprometida, logo, mais livre.
Talvez por esse motivo, são muitos os que gostariam de conhecer melhor o universo da narrativa gráfica. Pretendem contar uma história, mas evitando a trivialidade, de forma a libertar a sua criatividade.
Não é raro encontrar jovens, bem como menos jovens, que alimentam a expectativa de desenvolver um projeto de BD, explorando o seu estilo próprio e, acima de tudo, fazê-lo num ambiente de aprendizagem e partilha de ideias e técnicas com outros autores.

Eis aí a motivação para o Curso de BD, Iniciação à Arte Sequencial
no Montijo, local bem apropriado para o efeito uma vez que foi também a Câmara Municipal do Montijo promotora de um dos primeiros concursos de Banda Desenhada nacionais, nos inícios dos anos 80, transformando-se num dos municípios pioneiros na promoção e divulgação de jovens autores.
Dos resultados práticos falam as 9(?) curtas de BD inseridas na presente
Antologia I, um reflexo positivo do curso ministrado pela Susana Resende que tem vindo a ser presença notável em várias formações na arte sequencial e na qual assentou a responsabilidade de coordenação e formação de todo o projeto pedagógico. Destaque para o apoio do Daniel Maia, autor experiente nas andanças da BD, bem como uma nota de referência para as participações dos autores convidados Paulo Monteiro (2º curso) e Pedro Vieira Moura (3º curso), e da minha pessoa, que, qual filho pródigo, representou um regresso ao concelho.
O conjunto de alunos – autores nesta coletânea eclética – correspondeu ao desafio de criar uma obra curta para publicação que, para além desta possibilidade editorial, poderá significar ainda o ponto de partida para novos percursos autorais.

Deste modo, prefigura-se que a cidade do Montijo soube criar um núcleo de oportunidade aberto a todos os
interessados em aprofundar os seus conhecimentos acerca da Banda Desenhada.”

- Penim Loureiro


Penim Loureiro nasceu em Lisboa (1963), tendo-se dedicado à banda desenhada durante o curto período entre 1979 a 1984, durante o qual ficou conhecido por se destacar como um dos mais prolifero autores portugueses, ao vencer vários concursos de BD e assinar histórias curtas em fanzines nacionais, como Ritmo, Ruptura, Boletim do CPBD e Amargem – fanzine do Montijo, que sublinha a ligação familiar do autor à cidade –, e em revistas, dos quais constituem exemplo o Sete, Tintin, Jornal da BD, na revista espanhola Un Fanzine Llamado Camello.
Após concluir estudos na Faculdade de Arquitetura de Lisboa e enveredar na área da Conservação e Restauro, iniciou também actividade como professor no Instituto Politécnico de Lisboa.

Depois de três décadas de ausência no sector da BD, regressou em 2014 com o álbum
A Cidade Suspensa (Polvo) e colaboração na antologia Portugal 2055 (MNHNC/Assoc. Tentáculo), seguido em 2016 pelo álbum institucional Reportagem Especial: Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal, com argumento de Bruno Pinto e cor de Quico Nogueira, e ainda com ilustração em Aurora Boreal e O Circulo Imperfeito: Quarto Universo – O Último Hemisfério (Apenas Livros), de José de Matos-Cruz.
Entre 2015 e 2022, realizou parceria com o Museu Bordalo Pinheiro na coordenação do Curso de BD no estabelecimento, que ministrou com os autores Susana Resende (2º módulo do 2º curso, 2018), e Inês Garcia e Tiago Cruz (3º curso, 2022), e donde resultou o volume BD Bordalo (EGEAC/Museu Bordalo Pinheiro). Em 2019, assinou um vaso de cerâmica para a colecção Je Kraak, da Vista Alegre, com uma narrativa titulada “Mare Clausum,” apresentada no festival 29º Amadora BD.
Em 2021, inicia uma colecção de ficção especulativa em parceria com o escritor Carlos Silva, O Umbigo do Mundo: Volume 1 – Alma Mãe (A Seita). O 2º volume será editado em 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário