2022-12-10

BD Montijo: Antologia I – Rafael Marquês

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal de Montijo e leccionado por Susana Resende, engloba três cursos, entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa resultou em 18 BDs curtas pelos formandos – muitos, estreantes absolutos – sendo as BDs publicadas em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fev. 2022. Dado o livro ter edição limitada, muitos leitores não tiveram chance de conhecer estes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por isso, o TágideBD partilha aqui as BDs...

Continuando em ordem alfabética, partilhamos
“O Último Troll do Tejo” de Rafael Marquês, uma história de (des)aventura no Tejo onde um jovem pescador enfrenta uma criatura horrível.


Reflexões
Para criar uma banda desenhada localizada no Montijo, foi-me impossível não pensar logo na ponte Vasco da Gama e no impacto que teve na altura da sua construção, como a ponte mais longa da União Europeia. O tema da ponte depressa me puxou para uma das criaturas mitológicas mais associada com essa estrutura: o Troll. A partir daí, a história quase se escreveu sozinha.
Agradeço imenso à formadora Susana Resende e ao Daniel Maia por me guiarem com sucesso no processo, e por me “puxarem as orelhas” quando tal era merecido e devido. Foi sem dúvida uma experiência que me despertou para um novo mundo de BD, que nunca mais verei com os mesmos olhos.”
- Rafael Marquês

Biografia
Natural de Nisa, reside no Montijo desde 2018. É licenciado em Design e Animação Multimédia pela ESTGP e trabalha em part-time como Explicador de Matemática, enquanto desenvolve as suas aptidões como Artista Conceptual. Embora consuma banda desenhada desde jovem, tanto no género comics como manga, teve no 3º curso Iniciação à Arte Sequencial a sua estreia no sector.
Desde 2020, integra o colectivo informal Tágide e colabora no fanzine Outras Bandas #3, 5 e 7. A sua primeira BD foi publicada no volume BD Montijo: iniciação à Arte Sequencial - Antologia I (2022).

Sem comentários:

Enviar um comentário