2022-12-19

BD Montijo: Antologia I – Shania Santos

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal de Montijo e leccionado por Susana Resende, engloba três cursos, entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa resultou em 18 BDs curtas pelos formandos – muitos, estreantes absolutos – sendo as BDs publicadas em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fev. 2022. Dado o livro ter edição limitada, muitos leitores não tiveram chance de conhecer estes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por isso, o TágideBD partilha aqui as BDs...

Avançando em ordem alfabética, partilhamos
“Espectros, Sereias e Anéis” de Shania Santos, que introduz o universo criativo desta autora, protagonizado por Olivia, um mundo sobrenatural escondido por detrás do véu do quotidiano normal.

Reflexões
Quando decidi frequentar o Curso de BD do Montijo nunca pensei que pudesse aprender tanto. Foi uma experiência muito enriquecedora. Antes da formação, nunca tinha acabado uma BD de princípio ao fim, e sempre achei um tanto intimidativo criar uma história e depois ilustrá-la. Criava personagens e mundos que nunca pude compartilhar com ninguém, excepto via pequenas ilustrações. Durante estas sete semanas em Maio, através das aulas informativas e bastante aprofundadas dadas pela Susana, conquistei esse medo de contar uma história completamente vinda de mim. Foram lições que espero colocar em prática por muitos anos vindouros.
Estarei sempre grata à professora Susana Resende (e o “sub-professor” Daniel Maia) pela disponibilidade, competência e amabilidade. Também agradeço à Câmara Municipal do Montijo por terem a iniciativa de criar este curso e, assim, divulgarem mais a arte sequencial.”
- Shania Santos

Biografia
Luso-Canadiana, natural de Toronto, reside no Montijo desde jovem. Enquanto autodidacta, o seu gosto pelo desenho surgiu através de animes e séries ocidentais de animação, só mais tarde tendo descoberto a BD. Em paralelo à licenciatura em Psicologia realizada no ISPA, tem vindo a desenvolver um universo criativo próprio, povoado por personagens mágicas, que revela pela primeira vez na história curta contida nesta edição.
Após o 1º Iniciação à Arte Sequencial, participou nos Concursos de BD promovido pelo 29º e 30º Amadora BD, em ambas ocasiões tendo sido finalista no Escalão A, com os trabalhos expostos no festival. Em 2019, integrando o colectivo Tágide, editou várias BDs nos fanzines
Outras Bandas, publicados por este, tendo assinado a capa do #2. Também nesse ano foi uma das vencedoras do concurso de ilustração Fnac/Comic Con Portugal, criando uma personagem original dos Vingadores, assim como participou na bd colective “Além Lino,” publicada no Tertúlia BDzine #187.
Em 2020, expõe na mostra “Arte para Todos”, no ISCTE, e, em 2022, marca presença pela primeira vez na Comic Con Portugal.
A banda desenhada
BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I (C.M.Montijo) foi a primeira que produziu.

Sem comentários:

Enviar um comentário