2022-12-01

BD Montijo: Antologia I – José Bandeira

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal de Montijo e leccionado por Susana Resende, engloba três cursos, entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa resultou em 18 BDs curtas pelos formandos – muitos, estreantes absolutos – sendo as BDs reunidas em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I e expostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fev. 2022. Dado o livro ter edição limitada, muitos leitores não tiveram chance de conhecer estes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por isso, o TágideBD partilha aqui as BDs...

Por ordem alfabética, apresentamos
agora Capitão”, de José Macedo Bandeira
, uma BD sobre brincadeiras de crianças com ecos de epopeias antigas.

Reflexões
"A BD “Capitão” foi inspirada na personagem de Nuno Álvares Botelho, capitão das Índias, nascido na Aldeia Galega do Ribatejo em 1590. Com a idade de 8 anos integra a armada portuguesa que combate em Gibraltar e Marrocos. Com 27 anos embarca para a Índia, onde se destaca como feroz combatente. Morre afogado com a idade de 41 anos, em Samatra, após confronto com as forças locais apoiadas pela esquadra holandesa."
- José Bandeira

Biografia
Natural de Coimbra, conclui o Curso de Artes Gráficas da Escola António Arroio, em 1975. Ingressa na Imprensa Nacional-Casa da Moeda como bolseiro, iniciando actividade profissional como gravador, designer gráfico e holografia, sendo a INCM pioneira na área na Península Ibérica. Em 1987, foi premiado como Gravador.
P
ublicou BDs no Mundo de Aventuras, em 1977, e cartoons na Cineasta, em 1982, assim como ilustrou livros escolares. Colabora com a Federação Portuguesa de Cinema e Audiovisuais nos anos 80, sendo a sua BD “Sessão Final” (inspirada em Fahrenheit 451, de Ray Bradbury) a base para o filme homónimo de João Paulo Ferreira, premiado no Festival de Cinema Amador de Bruxelas e prémio especial Unesco.
Após frequentar 3º curso Iniciação à Arte Sequencial, venceu o Concurso de Ilustração “A BIC é do Mundo”, pela BIC/Diário de Noticias, em 2020, e o 1º prémio do 15º BDteca, pelo salão de BD de
Odemira, em 2021. Edita BD no Outras Bandas #2-7 e no BD Montijo: iniciação à Arte Sequencial - Antologia I
(2022).

Sem comentários:

Enviar um comentário