2022-12-16

BD Montijo: Antologia I – Rui Serra e Moura

O BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal de Montijo e leccionado por Susana Resende, engloba três cursos, entre 2018 e 2019-2020. A iniciativa resultou em 18 BDs curtas pelos formandos – muitos, estreantes absolutos – sendo as BDs publicadas em BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I eexpostos na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, em Fev. 2022. Dado o livro ter edição limitada, muitos leitores não tiveram chance de conhecer estes autores, que mais tarde fundaram o colectivo Tágide; por isso, o TágideBD partilha aqui as BDs...

Avançando
em ordem alfabética, partilhamos A Lenda de Rui Serra e Moura, uma narrativa sobre o mito da Senhora da Atalaia, uma freguesia do Montijo, que romanceia a lenda local.



Reflexões

Este trabalho pretende retratar a lenda de Nossa Senhora da Atalaia, de acordo com o registo histórico que se pensa ser o mais antigo que existe e que é descrito no tomo II, livro II, título LV do Santuário Mariano por Fr. Agostinho de Sta. Maria (1642-1728), e também de acordo com a temática e a época. O texto é uma resenha que creio seja fiel ao original em português setecentista, segundo citação constante em Tradições religiosas entre o Tejo e o Sado, do investigador Luis Marques (Assírio & Alvim, 2005).”
- Rui Serra e Moura

Biografia

Natural de Lisboa, reside no Montijo desde 1996, e é na Música que desenvolveu a sua vida profissional, o que o levou a tocar e trabalhar com alguns nomes conhecidos da cena nacional e internacional, bem como a leccionar nesta área há 30 anos.
O gosto pelo desenho e pela banda desenhada que tinha ficado esquecido no final da sua adolescência, nos gloriosos anos '80 do séc.XX, foi marcado pelo traço, ideário e imagética de autores como Bilal, Moebius, Giménez e Jodorowsky, e de publicações como a Metal Hurlant.
A sua participação no 1º curso Iniciação à Arte Sequencial foi essencial no acordar e reavivar desse gosto, que pretende manter desperto e utilizar simbioticamente com a música, em futuras produções do estúdio de que é proprietário – o Lunar NRG Estúdio. Integra o colectivo Tágide desde o início e editou no fanzine Outras Bandas #3-4, #5 e #7, publicado pelo grupo, e no volume BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I, pela C. M. de Montijo.


Sem comentários:

Enviar um comentário