2019-09-23

3º Iniciação à Arte Sequencial abre as portas

Após o sucesso dos dois cursos subsequentes em 2018, a autora Susana Resende coordena a partir de hoje o 3º Iniciação à ArteSequencial – Curso de BD do Montijo, promovido pelo município.
A formação volta a ter lugar na Quinta do Pátio d'Água, mas agora na sala multiusos, devidamente apetrechada para o curso. Este, foi expandido para 54h de formação teórico-prática, seguida por um módulo adicional de atelier criativo, durante o qual os formandos são desafiados a criar uma obra curta sob o acompanhamento da formadora, para posterior publicação em antologia. O curso decorre de 23 Setembro a 7 de Novembro (aulas) e 11 a 21 de Novembro (atelier), à 2ª e 5ª-feiras, entre as 19h-22h.
O autor convidado deste curso será o argumentista de BD, crítico e investigador, documentarista, comissário de exposições, editor independente, professor de Escrita e de História da Banda Desenhada, e sócio da livraria-galeria Tinta nos Nervos, Pedro Vieira Moura, recente co-autor (com Marta Teives) do álbum Os Regressos (Polvo, 2018), uma obra vencedora da Bolsa de Criação Literária da DGLAB em 2017, e nomeado para os 29º Prémios Nacionais de BD nas categorias Melhor Álbum, Melhor Argumento e Melhor Desenho Português (vencendo este último). O autor irá estar presente durante a fase de atelier para apoiar os alunos nas suas criações e partilhar a sua ampla experiência no sector.


Salienta-se que a formação voltou a alargar o número de vagas anunciadas até 15 pessoas, com vista a acomodar o máximo possível de interessados, tendo estas sido preenchidas em menos de uma semana. A variedade de género e de faixa etária volta a caracterizar a iniciativa, tendo sido aceites candidatos entre os 15 e 60 anos, dos quais 5 mulheres e 10 homens, maioritariamente residentes no Montijo mas vindos também dos arredores.
Após ter recebido trinta formandos no ano passado e certificado vinte deles, dos quais metade concluíram os projectos em banda desenhada para a antologia BD Montijo '2018, o Iniciação à Arte Sequencial ficou ainda marcado pela publicação do fanzine Cadavre para Iniciantes #1, que editou exercícios narrativos realizados durante as aulas; pela criação do colectivo Tágide, que integra os talentos montijenses descobertos pelo curso; e pela vitória da aluna Patrícia Costa, estreante na área, no prémio único do Concurso de BD (categoria A+) do 29º Prémio Nacional de BD, promovido pelo festival AmadoraBD.

Sem comentários:

Enviar um comentário