2020-12-10

Daniel Maia e Susana Resende em Aurora Boreal vol.3

Os autores Daniel Maia e Susana Resende, respectivamente responsáveis pela reinterpretação do herói Infante Portugal e pela concepção visual da heroína Aurora Boreal, ambos protagonistas do universo ficcional desenvolvido por José de Matos-Cruz, participaram uma última vez na série Aurora Boreal, cujo terceiro e último ciclo – O Círculo Imperfeito – concluiu este mês, com edição da Apenas Livros.
A saga, que foi estruturada sob uma motivação inversa, pediu a um conjunto de doze autores para criarem seis ilustrações com a personagem, seguindo os seus próprios temas e tendências gráficas, as quais foram depois reorganizadas pelo escritor e serviram de inspiração para a escrita das obras. A heroína, apresentada originalmente no final d'O Infante Portugal e As Sombras Mutantes (2012), figurou também na adaptação daquele herói para banda desenhada, em O Infante Portugal em Universos Reunidos (2017), e foi revelada nesse ano no ciclo inicial O Princípio Infinito (2017-2018), continuando depois em O Eterno Paradoxo (2019).


Ao contrário da colecção O Infante Portugal, publicada no formato de livros de prosa ilustrados, Aurora Boreal explorou o formato dos livros-de-cordel, em ciclos de quatro fascículos cada. O 4º livreto, O Último Hemisfério, contou ainda com o contributo do autor Penim Loureiro, que ilustrou a última imagem da saga.

Mas Aurora não se despede do público já, tendo sido anunciada recentemente a produção de uma antologia em BD, que será publicada no final de 2021. O projecto está aberto a contributos de novos autores, sejam desenhadores de textos já existentes ou autores que prefiram criar algo a solo (mais informação em Imaginário-Kafre). 

Sem comentários:

Enviar um comentário