2020-12-13

Tágide: Heróis Portugueses XVII

Os Heróis Portugueses chegam à 65ª personagem homenageada neste lote de quatro outras figuras da nossa BD nacional:


Começamos pelo Gato Zu (ilustrado por Sérgio Santos), criado por José Abrantes em 1999. Publicada inicialmente pela editora Baleiazul e depois numa parceria com Boa Imagem, As Aventuras de Zu é uma coleção de BD infanto-juvenil de doze livros, que conta as peripécias do gato azul Zu e do seu lápis mágico. A série tem obras fora de colecção, tais como o livro de jogos Vamos Brincar com o Zu e a edição especial Zu no Hospital Fernando Fonseca, escrito com o dr.Paulo Moreira e oferecido a meninos da área pediatrica desse hospital, assim como foi a estrela do suplemento Correio do Zu, incluído na revista Sábado, do jornal Correio da Manhã. Em 2000, a personagem foi também adaptada a peça de teatro infantil. Mais recentemente, a partir de 2017, a colecção começou a ser reeditada pela editora Procyon.
Recordamos também Patareco (ilustrado por Yves Darbos), o protagonista da série de tiras humorísticas Psicopatos, por Miguel Montenegro. Estreada online em 2013, em publicações semanais no Facebook, no ano seguinte e por ocasião dos 50 anos do ISPA, foi editada a compilação Psicopatos: 50 Tiras sobre as Ciências Psicológicas, com tiragem limitada. Em 2015, foi editada pela chancela Arcádia uma colecção de dois livros, compilando o anterior material e tiras inéditas.

E por último, celebramos duas personagens do mesmo autor: a pistoleira Kitsune (ilustrada por Patrícia Costa), da série Bang Bang, criada por Hugo Teixeira e publicada pela editora Pedranocharco, em 2007. Esta BD define-se pelo registo de western futurista distopico e chama a si o crédito de ser o primeiro manga português, tendo o vol.2 sido editado em 2008; esgotados os álbuns, a reedição chegou em formato compilado e de tamanho digest, em Bang Bang Ultimate 1, no final de 2009. E ainda Bia (ilustrada por Filipa Lopes), criada por Ana Vidazinha (arg.) e Hugo Teixeira (des.), e protagonista da série de BD infanto-juvenil Mahou. A colecção consiste em dois álbuns, publicados pela Asa Edições em 2011 e 2013, nos quais ao encontrar um livro misterioso a Bia é levada para o planeta mágico Mahou.

Sem comentários:

Enviar um comentário