2020-12-06

Tágide: Heróis Portugueses XVI

Entrámos em Dezembro e a iniciativa Heróis Portugueses mantém o ritmo, agora com novos autores a juntar-se ao projecto!
Começo por Zé do Telhado, o anti-herói popular do século 19, que foi adaptado à BD por Eugénio Silva, com publicação no álbum Zé do Telhado: De Lanceiro a Salteador, pela chancela Calçada das Letras, em início de 2020. Seguido por A Pior Banda do Mundo, liderada pelo músico Sebastian Zorn, saxofonista e serrilhador de selos. A série foi criada por José Carlos Fernandes em 2000, na sequência de obter uma Bolsa de Criação Literária e, em vez de um, produzir o equivalente a 3 álbuns. Composta por sequências de duas páginas, foi estreada na revista Comix, da editora Devir, que subsequentemente publicou os 6 volumes, entre 2002 e 2004. A mais galardoada colecção de BD portuguesa de sempre (resultando em vários prémios para o autor) e também a mais traduzida para mercados estrangeiros, foi reeditada em 2014 em dois volumes.



Depois destacamos Fernão de Magalhães, personalidade histórica portuguesa e navegador responsável pela primeira circumnavegação do globo há 500 anos, que foi evocado por várias vezes na BD portuguesa. A história de Magalhães começou por ser retratada por Manuel Alfredo (arg.) e Fernando Bento (des.) em 1955 na revista Cavaleiro Andante; depois por Vítor Peon, em 1968, na revista Tintim portuguesa; e por Baptista Mendes, na revista Camarada. Em 1969, segue-se a adaptação por Eugénio Silva no Novo Livro de Leitura da 4a Classe; e em 1982, pela mão de Fernando Jorge Costa, na revista Mundo de Aventuras. José Ruy e José Garcês também lhe fazem menção, respectivamente nos álbuns Os Lusíadas (1984) e História de Portugal em BD (1986), e ainda por Manuel Pinheiro Chagas (arg.) e Artur Correia (des.) em História Alegre de Portugal (2010). Mais recentemente, em forma de prosa ilustrada, foi publicado A Viagem mais Longa, por João Ramalho Santos (arg.) e Miguel Jorge (des.).


Concluímos com Simão Infante, o jovem marinheiro que embarca sob comando de Vasco da Gama na viagem à Índia, e o protagonista da série O Caminho do Oriente, por Raul Correia (arg.) e Eduardo Teixeira Coelho (des.). Com estreia na revista O Mosquito #749 a #941 (1946-1948), foi reeditada no Jornal do Cuto em 1971-1972, e posteriormente compilada em 6 álbuns da colecção Antologia da BD Portuguesa, pela editora Futura. E com Free Lance, o cavaleiro criado por Diogo Carvalho (com cor por Nimesh Morarj) e auto-publicado em formato comic-book em 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário