2021-03-05

Crónicas de Enerelis: Volume 1 – Prelúdio [Ed. de Autor]

A autora estreante Patrícia Costa, apresentada na comunidade de banda desenhada portuguesa nos últimos anos com trabalhos curtos nas antologias Outras Bandas #0-1 e H-Alt #9, e também vencedora nos concursos de BD promovidos pelo 29º Amadora BD (1º lugar), e nos 13º e 14º BDteca: Salão de BD de Odemira (3ºs lugares), assim como no XVII Troféu Central Comics na categoria Melhor Obra Curta '2020, anunciou em Novembro passado o álbum de estreia, Crónicas de Enerelis: Volume 1 – Prelúdio.
A obra, que a artista idealiza desde 2005, mas que começou a materializar em 2018 na sequência do 1º curso Iniciação à Arte Sequencial, realizado por Susana Resende e promovido pela Câmara Municipal do Montijo, marca o início de uma nova série de banda desenhada fantástica e a introdução a um novo Mundo. Inspirada nos cânones manga e dirigida primeiramente ao público juvenil, a série pretende acompanhar o crescimento dos leitores e amadurecer em teor e contexto enquanto narra as aventuras do jovem aprendiz de magia
Eyren Caeli.

Prelúdio é a 1ª parte de duas, que perfaz o díptico inaugural da colecção, projectada para 16 livros. Proposto a financiamento público através da plataforma PPL, o projecto superou a meta (118%) e começou a ser distribuído aos apoiantes no final de Fevereiro. Para os interessados, a autora/editora imprimiu um número limitado de cópias adicionais, que podem ser adquiridos directamente a partir de 22 de Março. Adicionalmente, foi produzida uma edição especial com antevisão do Vol.2, que os leitores puderam adquirir na campanha e que levanta o véu do que se avizinha na conclusão desta primeira aventura, por publicar do mesmo modo no 2º semestre.
Em Enerelis, um dos três mundos paralelos à Terra, em paz há catorze anos, existem diversas raças e criaturas que nasceram graças à existência de duas forças opostas – Nox e Aether –, que atribuem aos seus habitantes capacidades extraordinárias. É neste mundo que Eyren Caeli, um jovem de doze anos, inicia uma longa jornada com o único objectivo de salvar uma pessoa. No entanto, o seu passado teima em assombrar todos os seus passos... O álbum, de 180 páginas de BD a preto-branco, inclui estudos e informação adicional sobre o mundo mágico e a sociedade de Enerelis.


Embora o panorama actual tenha impedido um lançamento tradicional do álbum, este será complementado pela exposição
Enerelis – A Criação de um Mundo”, na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, entre 19 Fevereiro e 24 Abril, que na duração do período de confinamento pode ser visitada através de vídeos e fotos na página do município no Facebook e Youtube.

Crónicas de Enerelis: Volume 1 – Prelúdio
(Edição de Autor)
Autora: Patrícia Costa

Álbum de BD | 196p | Impressão a P/B e Cores

1ª Edição: Fevereiro 2021 | 250ex. | PVP 22,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário