2021-10-20

A Implosão [Kustom Rats]

O autor Mário André apresenta no 32º festival Amadora BD a sua estreia editorial em novela gráfica, com a adaptação para banda desenhada do romance A Implosão, de Nuno Júdice.
Publicado originalmente em 2013, pela D.Quixote,
A Implosão foi uma reacção do escritor e poeta Nuno Júdice às políticas de austeridade infligidas ao povo português na década passada, apresentando-se, ademais, como um tratado face à condição Europeia no novo milénio, enquanto que, em simultâneo, traça paralelos entre os novos desafios do país e os tempos vividos na ditadura do Estado Novo. Uma obra de teor acutilante e de forte carga simbólica, que pôs a nú os propósitos da política nacional e logrou reflectir sobre o futuro sob o mais crú dos filtros, que é cada vez mais pertinente na Europa actual.


Inspirado pela obra, Mário André assumiu o repto de levar este manifesto a um novo e mais jovem público através da BD, adaptando A
Implosão à narrativa gráfica entre 2018 e 2019, e auto-editando a mesma num álbum que será apresentado no dia 23/10, às 19h30, com sessão marcada para autógrafos no dia 24/10, entre 18h-20h.


Em
A Implosão, dois amigos, que há muito não se viam, encontram-se após uma manifestação (em 15 de Setembro de 2012) e voltam ao café onde, durante a ditadura, um deles, que parece ser sósia de Lenine, anotava ideias em cadernos secretos, enquanto que o outro, conspirador, traçava planos de luta armada com amigos. Dirigindo-se a uma velha igreja, falam do passado e do presente, e recordam o tempo em que suspeitavam de todos e em que até os aliados mais próximos podiam ser culpados das prisões dos conspiradores. Num velório na igreja degradada, passam a noite a falar de armas escondidas, que visam recuperar para uma nova revolução; de Ângela, que ambos amavam, mas que era namorada de militante instruído no Leste europeu e que, ao voltar, foi preso e virado pela polícia; e do caixão, cujo conteúdo desconhecem – será Ângela? As armas? Ou será a própria Pátria?… Segredos urgentes de revelar pois, ao chegar a madrugada, tudo se irá precipitar!...


Sobre o autor:

Mário André é enfermeiro desportivo aposentado e dedica-se à banda desenhada desde 2015. Em 2017, cria o selo editorial Kustom Rats e publica os fanzines
Doce Êmese Canibal #1 e #2, A Garra e Comic Pamphlet, colaborando também nos títulos antológicos Venham +5 #10, Ponte #1 e vários Outras Bandas, este último editado pelo colectivo informal Tágide, que co-fundou em 2019. No mesmo ano, idealizou a Fanzineteca de Alpiarça, que coordena em regime de voluntariado.
Foi distinguido com duas menções honrosas nos concursos da BDteca: Salão de Banda Desenhada de Odemira, em 2017 e 2019, e foi nomeado na categoria Melhor Obra Curta do 2º Prémio Bandas Desenhadas ‘2020. Actualmente, concluiu o 1º volume de uma nova colecção de BD baseada em obras de Fernando Pessoa, a publicar em breve.

A IMPLOSÃO
(Kustom Rats)
Artista e Adaptação: Mário André
Escritor: Nuno Júdice
Álbum BD | 96 páginas | Preto/Branco
1ª Edição: Out. 2020 | 200ex | PVP. 12€

Sem comentários:

Enviar um comentário