2021-11-25

XVIII Troféus Central Comics inicia Pré-eliminatória

O Troféus Central Comics atinge este ano a maturidade, com o 18º prémio para a banda desenhada portuguesa onde são os leitores que definem as obras finalistas e vencedoras, neste caso alusivas às edições do ano 2020.
Promovido de modo privado pelo portal CentralComics desde 2002, o TCC atribui troféus em reconhecimento de excelência editorial no mercado português de BD e Cartoon, com a particularidade única no país da consagração ser conferida segundo as preferências do grande público, resultante de votos online, sem necessidade de registos e em absoluto sigilo. Em anos recentes, o TCC voltou a integrar uma fase de pré-eliminatória, devolvendo aos leitores também a determinação das obras finalistas, algo que
durante dez anos foi confiado a um júri composto por críticos especializados e autores.
Apesar de não ter sido realizado nos anos 2004 e 2019, compensou em 2010 com o prémio adicional
TCC:HD, que se propôs distinguir os Heróis da Década, ou seja, as melhores BDs e autores distinguidos nos primeiros dez anos de actividade do prémio, o qual deverá ser repetido por uma 2a vez em breve.
Os TCC são também responsáveis por introduzir nas distinções nacionais categorias
até então nunca consideradas, como seja as dedicadas a BDs curtas, a publicações clássicas (+25 anos), a edições internacionais por autores portugueses, bem como a áreas tangenciais, designadas de início como TCC+ (Plus), cobrindo videojogos, cinema e séries televisivas sobre BD, e outras. Até 2013, atribuiu ainda o Troféu de Honra, conferido pelo júri a personalidades marcantes do sector, em reconhecimento dos seus contributos no sector.

Em anos recentes, o autor
Daniel Maia foi distinguido com Melhor Obra Curta no 16TCC por “O Infante Portugal em Universos Reunidos” (2018) e a autora Patrícia Costa foi distinguida na mesma categoria no 17TCC por “O Chá das Cinco,” in Outras Bandas #1 (2020), tendo o fanzine Outras Bandas sido finalista em Melhor Publicação Independente.

Este ano, embora seja realizado tardiamente, o
XVIII TCC, irá realizar a pré-eliminatória entre 30 de Novembro e 6 de Dezembro e a votação final entre 7 e 18 de Dezembro.
O evento
conta com poster pelo Nuno Dias e irá considerar várias obras por autores do Tágide, como o Outras Bandas (#2-#3) e todas as BDs curtas ali publicadas, Mindex de Pedro Cruz, a antologia Virar a Página e BDs autoconclusivas ali editadas, e Daniel Maia pela participação em Universal Declaration of Human Rights: An Illustrated Book, entre outras indicações.

Para mais informações visite o CentralComics e vote nos seus favoritos!

Sem comentários:

Enviar um comentário