2021-11-15

A Implosão, de Mário André – Crítica

A novela gráfica A Implosão, adaptada por Mário André da novela de Nuno Júdice, é das edições independentes que maior surpresa gerou no 32º Amadora BD, tendo vendido metade da tiragem disponível durante o evento e reunido forte presença na sessão de lançamento e em autógrafos.
Após o destaque no TágideBD, seguido por menções no BandasDesenhadas, Vinheta2020 e no Alpiarcense, o álbum também mereceu uma apreciação literária nas redes sociais por parte do autor Penim Loureiro, que aqui repetimos:


A produção de banda desenhada e fanzines do autor é jovem mas carrega uma bagagem com várias dezenas de anos. A sua obra distingue-se pela singularidade desconcertante, pelo absoluto desdém das convenções da BD actual. O autor está-se nas tintas para o bom senso. Desenha por instinto, contando histórias viscerais e revelando um gozo ao fazê-las que é um regalo de se observar.
Esta BD é contada por um apaixonado clandestino, um traidor viúvo e um homem com cabeça de Lenine que, seguindo o romance homónimo de Nuno Júdice, publicado em 2012, se reencontram após regressarem de uma manifestação contra a Troika. Irão confrontar-se no interior de uma decrépita igreja e velar um caixão, incertos de quem lá repousa ou o que este pode esconder. O tom metafórico é uma constante e o caixão é usado como refrão.

A arte de Mário André pode ser confundida com um registo naïf, mas este não é ingénuo. A sua entrega é feita em nome da espontaneidade. O tom é consistentemente libertário, a sua pele é o panfleto e, quando se entrega a uma narrativa, esta é feito de um só jorro, aparentemente sem receios das suas limitações gráficas.
Os desenhos d’
A Implosão são resultado das vivências clandestinas, que sob o efeito dos tempos surgem tão seguras como absurdas. O seu autor convence-nos, no início, da sua posição purista, seguro de qual o lado certo e o errado, concluindo no final que ambas as partes são controlados. Acima de tudo trata-se de uma BD onde Mário André se recusa a ser encaixotado.

Sem comentários:

Enviar um comentário