2022-10-12

Quaresma, o Decifrador – Crime [Kustom Rats]

O autor/editor Mário André (A Implosão) apresenta no 33º Amadora BD o seu novo álbum, integrado na colecção em que os contos policiais inexplorados de Fernando Pessoa são adaptados à banda desenhada: Quaresma, o Decifrador – Crime, é o segundo livro desta série e narra em arte sequencial mais uma curta novela, escrita há cem anos pelo famoso poeta, dando sequência ao inicial O Caso do Quarto Fechado, apresentado no 18º FIBDB, em Maio.

Dr. Abílio Quaresma, “o Decifrador,” é uma personagem criada por Fernando Pessoa (1888-1935) há um século, protagonista das suas novelas policiais; um género muito popular nas primeiras décadas do séc.XX, e que era secretamente seu favorito. A escrita destas deu-se durante décadas, resultando num conjunto de treze contos – uns mais concluídos e longos do que outros –, nos quais o protagonista quase foi elevado ao panteão de heterónimos do poeta.



Em
Quaresma, o Decifrador – Crime, o médico sem clínica e ávido decifrador de charadas da vida real, Dr. Abílio Quaresma, participa numa investigação realizada pelo seu amigo, o Inspector-Chefe Guedes, em que a morte – aparentemente acidental – de um indivíduo no cais, por afogamento, conta apenas com o testemunho do seu melhor amigo na facultação de dados para solucionar o enigma. Estará o raciocínio dedutivo de Quaresma à altura da dedução infalível do improvável desfecho?… Quaresma não julga – decifra. Caso encerrado!


A série regressa no 1º semestre de 2023, com a adaptação d’A Morte de D. João.


Quaresma, o Decifrador – Crime
(Kustom Rats)
Autor/Editor: Mário André
História original: Fernando Pessoa
Prefácio: Ricardo Belo de Morais
Balonagem, Design e Paginação: Susana Resende
Álbum de BD | 50 páginas | Interior Preto/Branco
Impressão: Gráfica 99 | Depósito Legal: 506124/22
1a Edição: Out. 2022 | Tiragem: 200ex. | PVP. 12€
KustomRats2017@gmail | Facebook.com/kustom.rats

Sem comentários:

Enviar um comentário