2022-06-01

17º FIBDB – Fotos I

O 17º Festival Internacional de BD de Beja inaugurou no passado fim-de-semana e os autores do colectivo Tágide marcaram presença no Domingo, com apresentações e autógrafos. Desta vez, estiveram no festival o Daniel Maia, Jorge RoD! Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa, Susana Resende e Yves Darbos.

A tarde começou com a apresentação de CoBrA: Operação Goa (Ala dos Livros), em que o desenhador Daniel Maia falou da produção do álbum, escrito por Marco Calhorda. Este álbum tem estado bem cotado pelos críticos especializados e tem tido boas vendas nas principais livrarias, e os autores falaram também das intenções de continuar a série, brevemente.

Seguiu-se o lançamento do álbum Quaresma, o Decifrado: O Caso do Quarto Fechado (Kustom Rats), de Mário André, numa BD adaptada do policial original e homónimo de Fernando Pessoa. Este conto data de há cem anos, mostrando uma faceta desconhecida do famoso poeta, que agora é trazida para a banda desenhada pelo autor/editor Mário André.
Paralelamente, o Mário apresentou ainda o novo fanzine, Doce Êmese Canibal #3 –Wars, em parceria com Caetana André.


De seguida, a autora/formadora Susana Resende apresentou o volume BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I, publicado pela Câmara Municipal de Montijo, na sequência dos cursos promovidos entre 2018-2020 e a respectiva exposição, no Museu Municipal Casa Mora.
Para além de falar da sua experiência como formadora, a Susana também convidou alguns dos seus alunos presentes a falar sobre os trabalhos realizados, nomeadamente Jorge Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Patrícia Costa e Yves Darbos.




Mais fotos em breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário