2021-12-30

Tágide: Publicações de 2021

Em 2021, parte das actividades editoriais anunciadas na previsão do Central Comics ficaram por se concretizar, embora tal seja compreensível dado o panorama pandémico que ainda subsiste. Felizmente, o Tágide não deixou de marcar presença no sector e vários autores que integram o grupo lançaram-se a solo, em edições que foram igualmente marcantes no mercado. Perspetivando um melhor ano 2022 para a banda desenhada portuguesa, fazemos agora um novo resumo de edições alusivas ao Tágide no ano que agora termina…

No 1º trimestre, fizemos menção à edição norte-americana Biff! Bam! Eee-Vow! onde o autor Pedro Cruz participou com várias ilustrações, que havia sido lançada no final de 2020, mas o ano começou mesmo com o lançamento do Outras Bandas #4, com capa de Yves Darbos, onde participaram vários autores do Tágide que ainda não havia colaborado no fanzine. Foi uma agradável surpresa ver a edição nomeada para Melhor Antologia Nacional no 3º Prémio Bandas Desenhadas, assim como a BD da Susana Resende, “Menino Perdido”, considerada para Melhor BD Curta em Antologia.


O 2º trimestre começou auspicioso com a estreia a solo da Patrícia Costa em Crónicas de Enerelis: Volume 01 – Prelúdio, que foi complementado com o fanzine exclusivo Crónicas de Enerelis: Volume 02 – Sangue [Introdução e Capítulo 8], os quais iniciaram esta colecção auto-editada através de apoio por financiamento público. Embora não tenha sido viável realizar uma cerimónia de lançamento, a autora preparou uma exposição em parceria com a Câmara Municipal do Montijo, “Enerelis: A Criação de um Novo Mundo”, a qual ficou patente na Casa Mora - Museu Municipal de Montijo, e que pôde ser apreciada também em catálogo.
Seguiram-se um novo baralho de cartas ilustrado da Apenas Livros, Cartas na Mão, Diabo no Coração, cujo grafismo foi da autoria de Susana Resende. A autora foi igualmente convidada a ilustrar uma história d’Os Contos mais Épicos de Conan, de Robert E. Howard, pela editora Saída de Emergência, no qual também participa o autor Daniel Maia. Os desenhos desta antologia estiveram patentes nos auditórios das Fnac, em Lisboa/Chiado, Porto, Coimbra e Faro.



Passado o verão, o 3º trimestre trouxe consigo o desconfinamento e o primeiro grande evento de banda desenhada no país em dezasseis meses, o 16º Festival Internacional BD de Beja. Ali, o colectivo lançou o Outras Bandas #5: Heróis Portugueses, que reuniu desenhos desta iniciativa de homenagem às criações bedéfilas portuguesas, realizada desde meados do ano anterior.

Com as comportas do sector abertas, a rentreé trouxe um turbilhão de novidades editoriais, entre as quais esteve o lançamento no Fórum Fantástico da antologia H-Alt #10, coordenada por Sérgio Santos, com trabalho deste e de Pedro Cruz, que ali concluiu a sua série “O Jogo de Nil”; e de Crónicas de Enerelis: Volume 02 – Sangue, novamente assinado e auto-editado pela Patrícia Costa, mais o correspondente fanzine de antevisão ao álbum seguinte, Crónicas de Enerelis: Volume 03 – Sombras [Introdução e Capítulo 15].
Depois, dá-se a estreia editorial de Mário André, com a novela gráfica A Implosão, que este adaptou do romance homónimo de Nuno Júdice e auto-editou. Setembro viu ainda o regresso de Susana Resende à ilustração de baralhos de cartas, com Provérbios de Animais, da Apenas Livros. O artigo, que conta com 55 desenhos originais da autora, foi mais tarde apresentado no 15º Colóquio Interdisciplinar de Paremiologia, em Tavira, onde foi antecipada a publicação do livro ilustrado do mesmo nome.


Por fim, o 4º trimestre ficou marcado por três eventos do sector: o 32º Amadora BD, o 7º Comic Con Portugal e o 1º Mercado de BD e Ilustração no Museu Bordalo Pinheiro. Os autores do Tágide tiraram proveito das oportunidades e fizeram várias apresentações no primeiro festival, assim como a primeira sessão de autógrafos conjunta desde 2019, e também lançaram o Outras Bandas #6, com capa de João Raz e com participação de quase todos os membros do colectivo. De seguida, houve ainda tempo para Patrícia Costa lançar um conjunto de impressões exclusivas, Enerelis: Print Portfólio – Volumes 01+02, e de Nuno Dias se estrear a solo, com Skratchbook vol.1, um fanzine/caderno de esboços lançado no CCPT.


Paralelamente, temos ainda a celebrar a vitória de José Bandeira no Concurso de BD do 15º BDteca: Salão de Banda Desenhada de Odemira, onde alcançou o 1º prémio, e também a menção honrosa atribuída a Mário André. Bem como a nomeação de Outras Bandas em Melhor Publicação Independente no (tardio) 18º Troféus Central Comics, que também viu nomeada a BD de Daniel Maia, com argumento de Marco Fraga Silva, na categoria Melhor Obra Curta, a qual obteve o 2º lugar na votação.


Muitos mais projectos ficaram por publicar, pelo que prevemos um ano 2022 em cheio. Sigam o blogue para estar a par das novidades e, desde já, um Bom Ano de 2022!

Sem comentários:

Enviar um comentário